Interessante

Reino Unido inicia aplicação de vacina revolucionária contra até 15 tipos de câncer

O Reino Unido deu um passo inovador no tratamento do câncer ao iniciar a aplicação de uma nova versão do imunoterápico nivolumabe (Opdivo) em forma de injeção subcutânea.

A medida está sendo implementada gratuitamente pelo NHS (Serviço Nacional de Saúde) e promete transformar a maneira como pacientes enfrentam diferentes tipos da doença, incluindo câncer de pulmão, pele, rim e intestino.

Aplicação rápida e menos invasiva

A nova aplicação é feita por uma injeção aplicada sob a pele, com duração média de apenas 3 a 5 minutos. Além de melhorar o conforto dos pacientes, essa inovação agiliza o atendimento e libera recursos hospitalares. Assim, permitindo que mais pessoas sejam tratadas em menos tempo.

De acordo com o NHS England, cerca de 1.200 pacientes por mês devem se beneficiar dessa mudança, especialmente aqueles diagnosticados com melanoma e outros tumores sólidos.

Como funciona o imunoterápico

O nivolumabe é um medicamento imunoterápico que estimula o sistema imunológico a reconhecer e destruir células cancerígenas.

Ele atua bloqueando a proteína PD-1, que normalmente inibe a resposta das células T — uma parte essencial do sistema de defesa do organismo. Com esse bloqueio, o corpo pode combater os tumores de forma mais eficiente.

Em diversos países, a eficácia da droga já é reconhecida. Já a sua nova forma de aplicação, representa uma nova fase no combate ao câncer, com menor tempo de aplicação e mesma efetividade clínica.

Avanço acessível e sustentável

O acordo entre o NHS e a farmacêutica Bristol Myers Squibb, responsável pelo Opdivo, garantiu que o custo da nova aplicação não ultrapassasse o da versão intravenosa. Ou seja, o sistema público de saúde poderá oferecer o tratamento sem impacto adicional ao orçamento.

“Essa mudança não só economiza tempo, mas também melhora a experiência dos pacientes. A imunoterapia já revolucionou os cuidados com o câncer, e agora ela está ainda mais acessível”, destacou o diretor clínico nacional de câncer do NHS, Peter Johnson.

Visão de futuro: tratamentos mais rápidos e eficazes

Segundo Naser Turabi, diretor de evidências da organização Cancer Research UK, a implementação dessa nova via de administração representa um passo vital rumo a um sistema de saúde mais eficiente e centrado no paciente.

Portanto, ele ressalta que o sucesso da medida depende da continuidade de investimentos em inovação e estrutura hospitalar.

A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido aprovou recentemente essa nova formulação, que em breve estará disponível em diversos hospitais britânicos.

A expectativa é que dois em cada cinco pacientes que hoje utilizam a versão intravenosa do nivolumabe possam migrar para a nova versão injetável.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

10 ‘Mentiras comuns’ que muitos homens contam em relacionamentos

Nem sempre os homens dizem exatamente o que sentem ou fazem. Muitas vezes, eles recorrem…

14 horas ago

Botão “escondido” no carro pode reduzir o consumo de combustível enquanto refrescar o interior

Com as temperaturas em alta, o ar-condicionado se torna indispensável para muitos motoristas. No entanto,…

14 horas ago

Especialista revela motivo assustador pelo qual algumas mulheres se ‘apaixonam perdidamente’ por psicopatas

Um psiquiatra forense, que trabalha com indivíduos que cometeram crimes violentos e são suspeitos de…

14 horas ago

Stephen King elogia minissérie da Netflix com 93% de aprovação e “melhor susto” já visto

Stephen King é considerado um mestre do horror, e recentemente, o autor recomendou uma produção…

14 horas ago

Se você vir um McDonald’s com ‘arcos turquesa’ é isso que significa

Quando pensamos no McDonald’s, é quase impossível não imaginar seus icônicos arcos amarelo vibrante em…

14 horas ago

Esposa de Bruce Willis revela os sintomas “alarmantes” que notou antes de ele receber diagnóstico chocante

A esposa de Bruce Willis decidiu compartilhar quais foram os primeiros sintomas preocupantes de demência…

15 horas ago