Interessante

Rapper Akon já levou energia elétrica para 28,8 milhões de africanos

O rapper americano-senegalês Aliaune Thiam, conhecido mundialmente como Akon, cresceu em uma cidade rural no Senegal e passou grande parte de sua infância sem eletricidade enfrentando os desafios de viver fora da rede, desde oportunidades limitadas de educação e carreira até questões de saúde e qualidade de vida.

Imagem: Instagram Akon

Segundo o Banco Mundial, em 2022, milhões de africanos ainda não têm acesso à eletricidade.

Entretanto, em 2014, o artista musical lançou o projeto “Akon Lighting Africa” para ajudar os africanos a ter acesso a energia sustentável e de baixo custo por meio da energia solar. O projeto de energia solar de Akon visa levar a tão necessária eletricidade a mais comunidades na África.

Akon fundou o projeto solar em parceria com dois cofundadores visionários, Thione Niang, um apaixonado ativista político senegalês, e Samba Bathily, um empresário de sucesso e CEO da empresa solar Solektra International.

A fundação acredita que devem ir além de doações, ele querem capacitar essas comunidades com “energia renovável acessível fornecida por profissionais africanos totalmente treinados, gerenciando projetos com fins lucrativos que trazem longevidade, geram empregos e constroem novas economias autossustentáveis”, relata o Guardian.

Só no primeiro ano, a Akon Lighting Africa trouxe energia solar para 14 nações africanas por meio de iluminação pública e painéis solares. O projeto tem feito uma diferença importante nas comunidades que atende, desde funcionamento de negócios até as crianças poderem estudar depois do anoitecer. Além disso, as taxas de criminalidade estão diminuindo devido à visibilidade que a iluminação pública movida a energia solar oferece.

Com a instalação de 1 milhão de postes movidos a energia solar em 480 comunidades em 16 nações e o estabelecimento de 1.200 microrredes solares e 5.500 oportunidades de trabalho, o projeto está a caminho de cumprir sua missão. Até 2020, a Akon Lighting Africa forneceu energia solar para 25 nações e cerca de 28,8 milhões de africanos necessitados.

Até 2030, o projeto de Akon tem o objetivo de fornecer eletricidade movida a energia solar para 250 milhões de pessoas em todo o continente africano.

Imagem de Capa: Instagram Akon

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

6 Sinais visuais de que sua planta está pedindo ajuda (e como corrigir cada um)

Muitos pensam que cuidar de plantas é só colocar água e pronto. Contudo, até as…

22 horas ago

Nunca chegue perto de estruturas assim pois podem esconder perigos que podem ser fatais

Explorar trilhas, florestas ou áreas rurais é uma experiência fascinante para quem ama o contato…

22 horas ago

4 Sintomas nas pernas podem ser sinais de ‘câncer letal’ muito perigoso e pouco detectado

Alguns sintomas aparentemente simples nas pernas podem, na verdade, indicar algo muito mais grave. Médicos…

22 horas ago

Mascar chiclete todos os dias pode agir no seu corpo de uma forma que muita gente nem imagina

Mascar chiclete é um hábito comum em todo o mundo. Seja para manter o hálito…

22 horas ago

Empresa divide opiniões ao dar férias extras a funcionários não-fumantes para compensar pausas que fumantes fazem para fumar

Recentemente, uma prática inovadora da Piala Inc., uma empresa de marketing sediada em Tokyo, chamou…

22 horas ago

Novo filme brasileiro da Netflix emocionante alcança o primeiro lugar de audiência em 27 países

O mais novo filme brasileiro original da Netflix lançado em outubro de 2025, tem tudo…

22 horas ago