Muitas pessoas acreditam que uma taça de vinho de vez em quando não faz mal. No entanto, especialistas em neurologia têm vindo a alertar que não existe consumo seguro de álcool quando o assunto é saúde cerebral.
De acordo com o neurologista, Dr. Richard Restak, o álcool afeta todas as funções cognitivas, não apenas a memória. Portanto, o seu consumo frequente — mesmo em pequenas quantidades — pode acelerar o declínio neurológico e aumentar o risco de desenvolver doenças como a demência.
Com o passar dos anos, o cérebro perde neurônios naturalmente. Contudo, o álcool potencializa essa perda, comprometendo funções essenciais como raciocínio, atenção e capacidade de aprendizagem.
De acordo com um estudo, que analisou mais de 1 milhão de casos de demência, o consumo excessivo de álcool está entre os principais fatores de risco, superando até problemas como hipertensão e diabetes.
Já outra pesquisa, com 25 mil participantes, revelou que não há dose segura de álcool. Até quantidades consideradas leves foram associadas a alterações cerebrais.
De acordo com Restak, é fundamental reduzir ou até eliminar o álcool à medida que a idade avança. O neurologista recomenda que o consumo seja suspenso até os 70 anos, no máximo.
Idealmente, a partir dos 65 anos, já deveria ocorrer uma redução drástica, visto que o número de neurônios é significativamente menor nessa fase da vida.
Interromper o consumo de álcool não apenas protege a saúde do cérebro, mas também ajuda a prevenir outras condições associadas ao envelhecimento, como problemas de equilíbrio, dificuldades de concentração e maior vulnerabilidade a quedas e acidentes.
O alerta é claro: o álcool não oferece benefícios neurológicos em nenhuma idade. Para preservar a memória, a clareza mental e reduzir o risco de doenças degenerativas, o ideal é limitar — ou mesmo abandonar — o consumo antes da terceira idade.
Imagem de Capa: Canva
Antes de toda decolagem, a mesma instrução é dada pelos comissários de bordo em um…
Quando um casal repete a mesma discussão mês após mês, o conflito não é mais…
Em 1819, a cidade de Pádua, na Itália, testemunhou um fenômeno considerado amaldiçoado na época:…
Além de comer comidas saudáveis e nutritivas, é importante comer no horário certo. De acordo…
Nem toda conexão intensa nasceu para durar. Na astrologia, algumas combinações de signos simplesmente não…
Nem toda série precisa de várias temporadas para causar impacto. Na Netflix, uma produção curta,…