Após a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica precisava eleger um novo líder e, com apenas dois dias de conclave, o sucessor foi anunciado.
Em 8 de maio, a esperada fumaça branca saiu da Capela Sistina e junto com ela veio o anúncio de que o cardeal americano Robert Prevost havia sido eleito o 267º pontífice. Nascido em Chicago, ele se tornou o primeiro papa americano da história.
O presidente Donald Trump, manifestou sua opinião sobre o anúncio, chamando-o de “grande honra” para os EUA.
Em entrevista ao Truth Social, Trump escreveu: “Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
Embora os papas não precisem mudar seus nomes ao assumirem o cargo de pontífice, todos eles o fizeram nos últimos 470 anos, muitas vezes escolhendo o nome de um antecessor para homenageá-los e sinalizar seu desejo de seguir seu exemplo.
O último papa a ter esse nome serviu de 1878 a 1903. Foi Leão XIII, um papa italiano, nascido Gioacchino Vincenzo Raffaele Luigi Pecci, que ficou conhecido por suas contribuições intelectuais e seus ensinamentos sociais na época.
Desta forma, o diretor da Santa Sé também falou aos repórteres sobre o significado da escolha desse nome. Ele explicou que o Papa Leão XIII é conhecido por sua encíclica ‘Rerum Novarum’, que significa ‘Das Coisas Novas’, que é ‘considerada o fundamento da doutrina social moderna da Igreja’
O padre Vito Crincoli falou à ABC News e acrescentou: “Olhando para a história, os Leões foram papas fortes. Como Leão XIII, ele amava seu povo. Ele amava seu povo. Seu povo, ele considerava o homem, não uma máquina. O trabalho de um homem era um reflexo de sua dignidade. Ainda não sabemos, mas seria muito interessante saber por que ele adotou o nome Leão.”
O Papa Leão serviu anteriormente como Bispo de Chiclayo, no Peru, de 2015 a 2023, e foi geral da Ordem de Santo Agostinho de 2001 a 2013.
Falando à multidão na Basílica de São Pedro, suas primeiras palavras como papa foram: “Que a paz esteja com todos vocês”. Sobre seu antecessor, o Papa Francisco, ele acrescentou: “O papa que abençoou Roma deu sua bênção ao mundo inteiro naquela manhã de Páscoa. Então, vamos dar continuidade a essa bênção.”
“Juntos, devemos tentar descobrir como ser uma igreja missionária, uma igreja que constrói pontes, estabelece diálogos. Que esteja sempre aberto para receber, nesta praça de braços abertos, para poder acolher todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do nosso diálogo e do nosso amor.”
Imagem de Capa: Reprodução
Semana passada, a Netflix adicionou em seu catálogo “Exterritorial” e rapidamente a produção se tornou…
Você já se sentiu ansioso e procurou uma solução rápida para se acalmar? Viralizou nas…
Em um relacionamento, é normal que aconteçam brigas ou desentendimentos. No entanto, o psicólogo americano…
Se você busca uma nova série para maratonar e que te prende do início ao…
O Papa Leão XIV — anteriormente conhecido como Cardeal Robert Prevost — foi confirmado como…
A morte do Papa Francisco em 21 de abril, culminou em um conclave, que é…