Você já pode ter notado uma linha escura estranha descendo na linha do seu umbigo, mas como e por quê exatamente ela surgiu?
Apesar de muitos pensarem que isso só acontece em mulheres que estão ou estiveram grávidas, este não é o caso. É muito mais complexo do que isso, pois alguns fatores de saúde podem fazer com que homens também possam exibir essa linha tênue no umbigo.
Chamada de linha nigra, ou “linha preta”, ela pode ser definida como uma linha vertical escura que aparece na pele da barriga durante a gravidez — ela é até apelidada de “linha da gravidez”.
Ela desce até a região pubiana e pode se estender até acima no abdômen. Esta linha pode parecer mais escura à medida que a gravidez avança e geralmente é mais visível em pessoas com pele mais escura.
Quando esta linha surge durante a gravidez, é devido às alterações de hormônios que ocorrem no corpo de uma mulher na gestação. Todo mundo tem linha nigra, mas ela é quase invisível até que seus hormônios aumentem durante a gravidez, geralmente aparecendo no segundo trimestre.
Quando não é vista, é conhecida como linha alba ou “linha branca”.
Quanto ao seu surgimento quando você não está grávida, os médicos teorizaram que, mais uma vez, tem a ver com hormônios, que podem contribuir para uma série de mudanças em nossos corpos, grávidas ou não.
Desta forma, a linha nigra é resultado dos efeitos do estrogênio e da progesterona.
Esses hormônios fazem com que as células produtoras de melanina do corpo formem mais melanina – que é responsável pelos tons de pele mais escuros e bronzeados. À medida que a melanina aumenta, a pele escurece, o que pode incluir as partes mais claras da pele, como a linha alba.
O ambiente e medicações que desempenham como métodos contraceptivos ou condições de saúde podem alterar os níveis hormonais.
Uma maior exposição ao sol também pode aumentar a produção de melanina, deixando algumas áreas da pele mais escuras do que outras.
Quando se trata de mulheres grávidas, estima-se que cerca de 80% terão linha nigra, embora isso também dependa da sua pele. A linha geralmente desaparece após a gravidez, quando os níveis hormonais retornam ao normal, embora possa permanecer em algumas pessoas.
Ninguém sabe realmente qual é o propósito por trás da linha, então, no final das contas, é apenas uma linha que alguns têm e outros não.
Imagem de Capa: Canva
Uma nova série da Netflix ambientada em uma escola particular de elite cativou muitos fãs…
Estelle, uma estudante de 19 anos aplicou em seu próprio cabelo uma tintura comprada em…
Nas redes sociais, a cantora Gaby Amarantos virou alvo de críticas após passar por um…
Você já sonhou na possibilidade de viver para sempre? De acordo com o renomado cientista…
Os gambás, também conhecidos como saruês, estão se tornando visitantes cada vez mais comuns em…
Recentemente, Cristiane Brasil compartilhou uma publicação nas redes sociais para expor aos seus seguidores supostas…