Normalmente associamos as olheiras ao cansaço, contudo, elas podem ser sinais sutis de que algo mais está acontecendo no seu corpo. A pele ao redor dos olhos é extremamente fina e sensível, o que a torna mais propensa a alterações de cor e sinais de problemas internos.
Portanto, se você tem notado manchas escuras persistentes sob os olhos, este artigo vai te ajudar a entender o que elas podem significar. Fique atento, pois elas podem deixar de ser uma questão estética para se tornarem um possível alerta de saúde.
Em muitos casos, as olheiras são resultado de fatores temporários ou naturais do organismo. Veja os mais frequentes:
Essas causas, apesar de comuns, não indicam necessariamente um problema de saúde mais grave. Dessa maneira, são tratáveis com mudanças no estilo de vida e cuidados com a pele.
Embora seja fácil ignorar as olheiras como uma simples questão estética, existem situações em que elas funcionam como sinais de desequilíbrio no corpo. Por isso, fique atento se elas vêm acompanhadas de outros sintomas ou se aparecem de forma repentina e persistente.
Um dos sinais clássicos de circulação lenta é o escurecimento abaixo dos olhos. Você pode fazer um teste simples: pressione levemente a região com o dedo.
Então, se a área clarear e depois escurecer novamente, é provável que haja lentidão no fluxo sanguíneo local.
A má circulação pode estar ligada ao estresse, sedentarismo ou até doenças cardíacas.
Alguns tipos de alergias e intolerâncias alimentares, como à lactose ou ao glúten, podem se manifestar de forma sutil, como o aparecimento de olheiras. De acordo com a Mayo Clinic, esse tipo de reação é comum em crianças, mas também pode afetar adultos.
Por isso, fique atento a outros sintomas como inchaço abdominal, fadiga e dores de cabeça.
Esse é o sinal mais preocupante. A falta de ferro compromete a produção de hemoglobina, responsável por transportar oxigênio no sangue.
Então, quando o oxigênio não chega adequadamente aos tecidos, a pele ao redor dos olhos pode escurecer. Outros sintomas comuns da anemia incluem:
Portanto, se as olheiras vierem acompanhadas desses sintomas, vale a pena investigar com exames de sangue.
As olheiras são, sim, um reflexo do que acontece no seu corpo. Embora muitas vezes sejam inofensivas, elas também podem sinalizar problemas como má circulação, intolerâncias alimentares ou deficiência de ferro.
É essencial identificar os sinais que o nosso corpo dá e lembre-se: saúde é prioridade, mesmo nos detalhes mais sutis do seu rosto.
Imagem de Capa: Canva
No universo do terror, existem produções que incomodam, e outras que ultrapassam qualquer limite a…
Se você é dono de um gatinho, provavelmente já notou que ele possui uma flacidez…
Quando somos jovens, a ideia de sair para bares lotados, enfrentar filas em restaurantes ou…
A busca incessante por um ambiente limpo e impecável pode parecer apenas um hábito de…
Já aconteceu de você olhar para um cartaz, uma placa de rua ou até mesmo…
As capacidades do corpo humano nunca deixam de nos surpreender, embora você possa supor que…