Interessante

Melhor hora para ver o incrível ‘desfile planetário’ hoje à noite, pois seis planetas serão visíveis da Terra

Esta semana estamos sendo contemplados de conseguir ter uma visão bem clara de outros planetas e este é um momento melhor do que nunca para testemunhar um “desfile planetário”.

O que é um desfile planetário?

Neste caso, um desfile planetário ocorre quando seis planetas — Marte, Júpiter, Netuno, Saturno, Urano e Vênus — parecem se alinhar no céu enquanto orbitam. É importante notar que esse alinhamento no céu é visto apenas da perspectiva da Terra.

De acordo com a BBC, os seis planetas já estão visíveis no céu noturno, com mais um planeta bônus (Mercúrio) se juntando aos seis no final de fevereiro.

Como posso ver o desfile planetário e qual é o melhor horário?

É preciso que o céu noturno esteja limpo para ver corretamente o desfile planetário, então é melhor estar em um local longe das luzes da cidade e ir para o campo. Para ter mais chances de avistamento, você precisará sair à noite, algumas horas após o pôr do sol, e virar para sudeste.

Para se orientar, estique o braço direito na direção em que o sol nasce e o braço esquerdo apontará para o oeste, onde o sol se põe. A frente da pessoa indica o norte e as costas da pessoa indicam o sul. Desta forma, o sudeste é o ponto intermediário entre o sul e o leste.

E embora Vênus, Marte, Júpiter e Saturno sejam brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu, você provavelmente precisará de binóculos ou um telescópio para avistar Urano e Netuno.

“Há algo especial em observar os planetas com seus próprios olhos”, disse Jenifer Millard, astrônoma do Fifth Star Labs, ao canal.

“Sim, você pode ir ao Google e obter uma visão mais espetacular de todos esses planetas. Mas quando você olha para esses objetos, esses são fótons que viajaram milhões ou bilhões de milhas pelo espaço para atingir suas retinas. É apenas uma coincidência que eles estejam nessa posição de suas órbitas.”

Quão raros são os desfiles planetários?

O astrônomo Finn Burridge, do Observatório Real de Greenwich, disse ao MailOnline: “Muitas vezes, os planetas nascem enquanto outros se põem, mas é bastante raro que vários planetas sejam visíveis simultaneamente. Alguns desfiles podem incluir apenas três ou quatro planetas, este ano temos seis, o que é muito raro e bastante significativo.”

Jake Foster, um oficial de educação em astronomia, acrescentou: “Vênus será visivelmente o mais brilhante dos quatro planetas, brilhando com uma luz branca brilhante, e Júpiter será o segundo mais brilhante, também brilhando na cor branca.”

“Saturno será claramente mais fraco que os outros três, devido à sua distância muito maior do sol. Marte terá a diferença mais distinta dos outros por causa de sua coloração, aparecendo como um ponto de luz laranja brilhante a olho nu.”

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Hábitos que estão destruindo sua saúde sem você perceber (E como reverter agora)

Para ser uma pessoa saudável, você não deve apenas considerar uma boa alimentação e prática…

20 horas ago

Quer chamar atenção sem esforço? Esses 10 microajustes ativam seu poder de atração instantaneamente

Atrair alguém pode até envolver beleza física, contudo, a energia e a presença podem ser…

20 horas ago

Especialistas alertam: PARE agora de usar celular com a luz apagada; entenda os perigos escondidos

Hoje em dia é muito comum usar o celular ou assistir televisão com a luz…

20 horas ago

Coisas que o patrão NUNCA vai te contar (mas que todo funcionário precisa saber)

Nem sempre o que o patrão diz corresponde ao que a lei garante. Muitos trabalhadores…

20 horas ago

Teste Visual: Se você não consegue ver o número, é o que você precisa na sua vida; entenda

Um teste visual viralizou nas redes sociais ao apresentar uma imagem com círculos coloridos com…

20 horas ago

Série sobre “presídio dos famosos” no Brasil é a MAIS assistida na Amazon Prime Video

A nova produção brasileira do Amazon Prime Video está chamando atenção do público e da…

20 horas ago