Interessante

Médicos alertam sobre surto de “doença misteriosa” que está a assustar na China e vem dobrando número de casos nos EUA

Segundo autoridades, Pequim, a capital da China, tentou minimizar a situação crítica dos hospitais após publicar imagens de enfermarias e salas de espera superlotada nas redes sociais, dizendo que as infecções respiratórias são “menos graves” e “menores em escala” em comparação ao ano passado.

No entanto, isso levou alguns especialistas ocidentais a temerem que haja semelhanças entre a situação atual e o surto de Covid em 2019, que inicialmente também foi minimizado pela China. Desta forma, pediram publicamente que a China seja mais transparente sobre a “doença misteriosa” que está sobrecarregando seus hospitais.

Acredita-se que o surto na China esteja sendo causado pelo vírus ‘relativamente desconhecido’ metapneumovírus humano (HPMV), no qual os sintomas são semelhantes aos de um resfriado, como nariz entupido, dor de cabeça, tremores e cansaço.

O Dr. Sanjaya Senanayake, especialista em doenças infecciosas e professor associado de medicina na Universidade Nacional Australiana, disse que é “vital que a China compartilhe seus dados sobre esse surto em tempo hábil”, incluindo “dados sobre quem está sendo infectado”.

O médico acrescentou: “Além disso, precisaremos de dados genômicos confirmando que o HMPV é o culpado e que não há nenhuma mutação significativa preocupante. Esses dados genômicos também orientarão o desenvolvimento da vacina.”

Mas agora, os EUA estão enfrentando um grande aumento nos casos de HMPV, com as porcentagens de testes positivos dobrando do início ao fim de dezembro.

O Dr. Andrew Catchpole, diretor científico da empresa de biotecnologia para doenças infecciosas hVIVO, disse que, embora o hMPV seja normalmente relatado nos meses mais frios, “parece que as taxas de infecção grave podem ser maiores na China do que esperaríamos em um ano normal”.

“Não é comum que altos números de hospitalizações sejam uma grande preocupação, mas não está claro quão altos são esses números ou se os problemas estão surgindo apenas devido à coincidência com altos níveis de gripe e COVID.”, disse ele.

O HMPV surgiu pela primeira vez em 2001 e normalmente causa sintomas de um resfriado comum. Mas alguns paciente podem apresentar sintomas mais graves, como bronquite, bronquiolite e pneumonia, causando falta de ar, tosse intensa ou chiado no peito. Crianças, idosos e pacientes imunocomprometidos correm maior risco de complicações graves.

Como o vírus é geralmente brando, sua taxa exata de mortalidade é desconhecida. Mas especialistas estimam que de 10 a 30 por cento dos pacientes hospitalizados com HMPV morrem nos EUA. “Isso pode ser devido a uma combinação de fatores virais e comportamentais, mas deve se acalmar.”

O CDC chinês pediu que as pessoas tomem precauções como lavar as mãos, mas rejeitou as alegações de que os hospitais ficaram sobrecarregados.

Semelhante à Covid, o HMPV se espalha por gotículas respiratórias que circulam no ar quando uma pessoa tosse ou espirra. Contato pessoal próximo, como aperto de mãos e toque em superfícies contaminadas, também pode espalhar a doença.

Pesquisadores estimam que uma em cada 10 doenças respiratórias em crianças nos EUA é causada pelo HMPV. Febre, tosse, congestão e falta de ar são os sintomas mais comuns, de acordo com o CDC. Não há vacinas ou tratamentos específicos para a doença.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Truque com sabonete nas janelas viraliza na internet e promete resolver problema antigo

Recentemente, nas redes sociais, um truque um tanto inusitado vem chamando a atenção dos internautas:…

17 horas ago

Lutos invisíveis: as perdas silenciosas que poucos falam mas que também doem – e muito

Quando pensamos em luto, logo pensamos em flores, caixões ou despedidas formais. No entanto, nem…

17 horas ago

Dormir com ventilador ligado faz mal? Veja 8 motivos para repensar esse hábito noturno

Durante a época do calor, muitas pessoas recorrem ao ventilador durante a noite para tentar…

17 horas ago

Série para maiores de 18 anos com suspense hipnotizante está incendiando a Netflix, mas dividindo o público

A Netflix tem mais um sucesso entre as mãos — e, desta vez, é um…

17 horas ago

Mulher de 20 anos é encontrada sem vida em ônibus para SP com 26 iPhones colados ao corpo, revelando teoria chocante

Recentemente no Brasil, uma mulher de 20 anos foi tragicamente encontrada inconsciente enquanto viajava sozinha…

19 horas ago

Mulher agredida com 61 golpes no rosto quebra o silêncio e manda recado para o ex: “Não deu certo, eu estou viva”

O caso da empresária Juliana Garcia dos Santos, de 35 anos, agredida com 61 golpes…

19 horas ago