Você se sente cansado o tempo todo? Com uma rotina agitada, pode até parecer comum, no entanto, especialistas alertam que isso pode ser um sinal precoce de uma condição mais grave: insuficiência cardíaca.
De acordo com o Dr. James Wetherby, a fadiga persistente não é apenas um incômodo, mas um alarme silencioso para uma condição que afeta quase 900 mil pessoas só no Reino Unido.
A fadiga vai além de sentir-se apenas cansado após uma noite mal dormida. Segundo a professora Julia Newton, é como “uma sensação avassaladora de falta de energia”, onde as pessoas sentem que sua “bateria” se esgota rapidamente, frequentemente deixando-as exaustas, mesmo após descansar adequadamente.
Isso te soa familiar? Se sim, talvez seja a hora de considerar a fadiga como mais do que apenas resultado de uma rotina puxada.
A insuficiência cardíaca ocorre quando o coração enfrenta dificuldades para bombear sangue de maneira eficiente. Dessa maneira, levando a uma entrega insuficiente de oxigênio aos músculos e tecidos do corpo.
Portanto, pode deixar as pessoas constantemente cansadas, muitas vezes sem perceber a causa raiz.
“Um dos primeiros e mais negligenciados sintomas da insuficiência cardíaca é a fadiga persistente. Quando o coração está sobrecarregado, ele luta para fornecer sangue rico em oxigênio, deixando você completamente exausto”, destaca o Dr. Wetherby.
A fadiga persistente é apenas um dos sinais de alerta. Outros sintomas incluem:
Esses sintomas podem surgir de forma repentina (insuficiência cardíaca aguda) ou se desenvolver ao longo de semanas ou meses (insuficiência cardíaca crônica).
A boa notícia é que se você mudar o seu estilo de vida para hábitos mais saudáveis, pode reduzir o risco ou ajudar a gerenciar os sintomas. Por isso, busque se alimentar de forma saudável, inclua na sua dieta frutas, vegetais, proteínas magras e minimize gorduras saturadas, sal e açúcar.
Outro fator importante é manter exercícios físicos em sua rotina, dessa forma, fortalecendo o seu coração.
Caso você fume, elimine totalmente o tabaco de sua vida. Essa atitude irá reduzir a sobrecarga no sistema cardiovascular.
No entanto, se você está enfrentando sintomas associados à insuficiência cardíaca, procure um médico imediatamente. O diagnóstico precoce e mudanças proativas no estilo de vida podem fazer toda a diferença na prevenção desse perigo silencioso.
Imagem de Capa: Canva
Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…
Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…
Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…
Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…
Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…
Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…