Interessante

Instagram começará a ‘expulsar’ adolescentes do app tarde da noite em um novo recurso: ‘O sono é importante’

Nos esforços contínuos para promover a saúde mental entre os usuários mais jovens, o Instagram, de propriedade da Meta, está lançando um novo recurso destinado a “expulsar” os adolescentes do aplicativo durante as horas tardias da noite.

Dessa forma, tendo como objetivo incentivar os adolescentes a priorizar o seu tempo de inatividade, ao invés de ficarem na plataforma durante as horas de sono. O recurso de “empurrões noturnos” será acionado após detectar o uso de ferramentas interativas, como mensagens diretas, por mais de 10 minutos tarde da noite.

“Tempo para uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram esta noite’, mostrará em seu aplicativo. A Meta destaca que a introdução dessa função reflete a importância do sono, especialmente para os jovens.

A iniciativa segue a recente decisão da Meta de restringir o conteúdo disponível para adolescentes no Instagram e no Facebook. Assim, visando minimizar a exposição a material potencialmente prejudicial relacionado a temas sensíveis, como suicídio, automutilação e distúrbios alimentares.

Além disso, a empresa implementou ajustes automáticos nas configurações dos usuários adolescentes para garantir restrições máximas em ambas as plataformas.

As plataformas também introduziram uma ferramenta para pais acompanharem a atividade online de seus filhos, proporcionando acesso a dados como tempo gasto online e a capacidade de estabelecer intervalos programados.

Preocupações com a saúde mental

No contexto mais amplo, em outubro de 2023, a Meta enfrentou uma ação judicial de 33 estados. Dessa forma, os estados alegaram que suas plataformas estavam causando danos generalizados à saúde mental dos jovens americanos.

As críticas centraram-se nas preocupações sobre a imagem corporal e a saúde mental dos usuários mais jovens, com acusações de que os aplicativos eram viciantes.

Em resposta às críticas, a Meta está intensificando suas medidas. Incluindo este novo recurso de “empurrões noturnos”, como parte de sua abordagem contínua para promover um ambiente digital mais seguro e saudável para os adolescentes.

Portanto, o debate sobre o impacto das redes sociais na saúde mental continua, com a empresa enfrentando desafios e buscando soluções proativas para abordar essas questões críticas.

O que você acha dessas novas iniciativas do Instagram?

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Especialistas explicam por que tomar banho no escuro pode ser o ‘segredo para dormir melhor’

Nos últimos meses, viralizou nas redes sociais, uma nova tendência de bem-estar: o “dark showering”,…

3 dias ago

3 coisas que você faz logo que acorda e que estão destruindo sua circulação, suas veias e até seu coração — e você nem imagina

A primeira hora após acordar é mais crítico do que se imagina: sua circulação sanguínea,…

3 dias ago

Casamento pode aumentar o risco de demência: Estudo choca ao mostrar por que solteiros e divorciados parecem “mais protegidos”

Durante décadas, o senso comum e a própria ciência repetiram a ideia de que estar…

3 dias ago

Tintura e alisamento de cabelo podem aumentar o risco de câncer de mama? Estudo aponta possíveis associações

Milhões de mulheres no mundo todo tem na sua rotina o uso de tinturas e…

3 dias ago

A surpreendente jornada de Rafaella Justus: da malformação à transformação inspiradora na adolescência

Rafaella Justus nasceu em 21 de julho de 2009, fruto do casamento entre Ticiane Pinheiro…

3 dias ago

Cidade “mais europeia do Brasil” completa 6 meses sem roubos ou homicídios e se torna exemplo nacional

Uma pitoresca cidade localizada na Serra Gaúcha, conhecida por sua arquitetura que remete às vilas…

3 dias ago