Interessante

Homem não suporta dor ao esperar diagnóstico médico e se opera sozinho com tutoriais no YouTube

Um homem de 32 anos decidiu fazer sua própria cirurgia depois de não conseguir um diagnóstico médico, mesmo tendo procurado vários hospitais.

Raja Babu, da Índia, não encontrou nenhuma solução para as fortes dores abdominais que estava sentindo mesmo após consultar vários médicos, então ele decidiu tomar as coisas em suas próprias mãos.

Depois de assistir a vários vídeos no YouTube, ele comprou material cirúrgico em uma loja médica e então tentou se operar sozinho com a ajuda de tutoriais. Desta forma, ele fez uma incisão no abdômen acreditando estar com apendicite — mesmo já tendo retirado o apêndice 18 anos antes.

No entanto, a cirurgia caseira causou uma lesão interna grave, seu estado piorou e a família o levou às pressas para um hospital em Mathura, Uttar Pradesh, em estado crítico.

Raja relatou que estava sofrendo de dor abdominal por vários dias. Segundo ele, quando a dor se tornou insuportável, ele foi até Mathura e comprou uma lâmina cirúrgica, materiais de sutura e injeções anestésicas.

Assim, ele começou a fazer a sua própria operação em seu quarto. Depois de um tempo, quando o efeito da anestesia passou, ele começou a sentir dores intensas e saiu gritando.

Ao ouvir seus gritos, a família ficou chocada e imediatamente o levou às pressas para o hospital. Confirmando o incidente, seu sobrinho Rahul disse à imprensa indiana: “Ele fez a cirurgia em si mesmo depois de assistir a vídeos no YouTube”.

De acordo com o sobrinho, “os médicos do hospital nos informaram que Raja Babu havia cortado apenas a camada superior do abdômen, deixando seus órgãos internos ilesos”. Entretanto, os médicos alertam contra a automedicação e a autocirurgia.

Nem tudo o que você vê online é seguro para tentar, especialmente em relação à sua saúde.

“Muitas pessoas presumem que, depois de assistir a alguns vídeos online compartilhados por especialistas, podem fazer tudo, incluindo se tratar, sem precisar de ajuda profissional. Mas isso pode ser extremamente perigoso”, alertou a Dra. Manjusha Agarwal, consultora sênior de medicina interna do Gleneagles Hospital Parel Mumbai.

“Fazer autocirurgia ou tomar certos medicamentos sem consultar um médico pode levar a efeitos adversos como infecções, sangramento excessivo, danos permanentes e até mesmo complicações fatais. Também pode se tornar fatal em casos graves”, mencionou o Dr. Agarwal.

Além disso, ela enfatizou: “Você não pode aprender procedimentos cirúrgicos apenas assistindo a tutoriais online. Algumas pessoas tentam experimentar consigo mesmas para evitar visitas ao hospital ou economizar dinheiro, mas o risco de autotratamento é muito maior. Só porque algo funcionou para alguém em um vídeo online não significa que seja seguro para você.”

Apesar do grande risco que correu, Raja Babu foi salvo pelos médicos e está se recuperando.

Imagem de Capa: Reprodução/Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

8 Sinais de que seu marido está profundamente infeliz (e por que ele tem medo de te contar)

Quando um casamento entra em desequilíbrio emocional, os sinais nem sempre aparecem de forma clara.…

8 horas ago

Eu NÃO perderia esta comédia de Natal com Michelle Pfeiffer que acabou de explodir no Prime Video

Com o Natal chegando, muitas pessoas gostam de maratonar filmes natalinos para poder entrar nesse…

8 horas ago

9 Atitudes femininas que fazem um homem te mimar sem você precisar pedir

Quando um homem sente paz ao lado de uma mulher, algo muda no comportamento dele.…

8 horas ago

As 3 grandes transformações que o universo trará para cada signo antes da chegada de 2026

À medida que o ano chega ao fim, o universo começa a mover energias sutis,…

9 horas ago

Jovens que não se conheciam se casam ‘após despertarem de coma no mesmo hospital’

O amor pode surgir nos contextos mais inesperados, mas a história de Zach Zarembinski e…

9 horas ago

Portal 12/12: Encerramento de ciclos difíceis de 2025, limpar bloqueios e abrir espaço para uma nova vida; Veja como aproveitar

O ano de 2025 foi, para muitas pessoas, um período de extrema intensidade. Mesmo quando…

9 horas ago