Interessante

Há um som que uma pessoa faz que pode indicar que ela tem menos de 24 horas de vida

Vários fenômenos naturais ocorrem quando alguém está prestes a falecer, onde alguns até podem acontecer meses antes, de acordo com especialistas em saúde. No entanto, há uma ocorrência comum que os entes queridos verão e ouvirão quando faltam apenas 24 horas.

Desta forma, especialistas estão conscientizando sobre o “estertor”, um som perturbador que as pessoas fazem quando estão muito próximos de morrer.

O que é o “estertor”?

De acordo com o Medical News Today, tudo tem a ver com a mudança nos padrões respiratórios e como “as secreções podem se acumular na garganta”.

A enfermeira de cuidados paliativos Julie McFadden, explicou que esse fenômeno é conhecido como ‘estertor da morte’: “É apenas um acúmulo de uma pequena quantidade de saliva no fundo da garganta que faz um som muito ruim.”

“A febre também acontece muito porque perdemos a capacidade de controlar a temperatura interna, então nossa temperatura irá flutuar no final da vida. Novamente, é tudo muito normal e parte do processo de morte se você estiver morrendo naturalmente em casa”, disse a especialista em saúde.

Como é o som do “estertor da morte”?

Parte do processo de morte ocorre quando alguém não consegue mais engolir, pois está em estágios finais de vida, enquanto “as secreções no trato respiratório podem aumentar”.

Descrito como um “ruído crepitante e úmido”, ele fica mais alto quando a pessoa respira. Às vezes, pode soar como um gemido suave a cada respiração, ou até mesmo um som alto de gorgolejo ou ronco.

Familiares e amigos podem se preocupar com o indivíduo que está fazendo o estertor, entretanto, não há dor ou desconforto para eles. Segundo especialistas, a pessoa viverá cerca de 25 horas após o estertor da morte, mas estudos mostram que o processo dura mais para aqueles em cuidados em casa do que em hospitais.

Basicamente, isso acontece por que a pessoa não será mais capaz de mover saliva e catarro da garganta, pois os padrões de respiração mudarão. Uma pessoa no fim da vida também pode não respirar por vários momentos, sinalizando respiração difícil.

Apesar de ser angustiante, este é um estágio natural da morte e os profissionais médicos explicarão o motivo do barulho aos entes queridos preocupados.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Segunda vítima morre cinco dias após mulher enviar ‘ovos de Páscoa envenenados’ para a família do ex pore ‘vingança’

Recentemente, no Brasil, uma mulher foi acusada de enviar "ovos de Páscoa envenenados" para a…

11 minutos ago

Doar sangue com frequência pode reduzir o risco de desenvolver câncer, revela estudo surpreendente

A doação de sangue, além de ser um gesto nobre que salva vidas, pode também…

58 minutos ago

Drama nacional emocionante baseado em fatos reais surpreende com enredo forte e atuações poderosas

Recentemente, uma produção brasileira vem conquistando o público com sua história emocionante. “Inexplicável” foi lançado…

58 minutos ago

Na Dinamarca, empatia é matéria obrigatória nas escolas – e o impacto é transformador

Enquanto o mundo debate como melhorar o sistema educacional, a Dinamarca dá um passo à…

58 minutos ago

Eles parecem inofensivos, mas a presença deles no jardim está preocupando a ciência

A presença de melros (blackbirds) no seu quintal pode parecer um sinal positivo de contato…

58 minutos ago

A volta de Tieta e a força de sua liberdade

A reprise da novela Tieta, exibida atualmente pelo canal Globo, resgata não apenas uma das…

1 hora ago