O Carnaval é uma das épocas do ano em que se tornam mais frequentes os crimes como roubo, furto e golpes. Desse modo, que os criminosos se aproveitam da aglomeração para agir.
Neste ano, além dos furtos de celulares, há existência de novos golpes como: os golpes da máquina de cartão e da pochete, que são as novas tendências entre os criminosos.
O golpe da pochete acontece quando o criminoso puxa o zíper da pochete de forma rápida. Dessa maneira, um segundo ladrão passa para pegar o que estiver lá dentro. A recomendação é de levar somente o necessário, como documentos, evitando levar pertences de valor.
No caso de furto, a vítima deverá registrar um boletim de ocorrência com intuito de ajudar a polícia a mapear a situação e identificar os criminosos.
O golpe da máquina de cartão acontece quando o criminoso cobra um valor a mais sobre o produto e a vítima, sem perceber, acaba pagando. Esse golpe pode ocorrer principalmente quando a pessoa utiliza cartões que debitam um valor por aproximação.
Para evitar esse tipo de golpe, é recomendado retirar essa função do cartão e excluir aplicativos de banco do celular. Com a vítima em seu poder, os criminosos buscam, entre outras coisas, fazer transferências por meio do Pix.
Outro golpe que pode ocorrer é o de um vendedor golpista tentar trocar o cartão da pessoa por outro parecido. Dessa forma, esse criminoso usa o saldo ou o crédito, e a vítima só é informada quando chega a fatura. Nesses casos, fica ainda mais fácil para o golpista se o cartão for de aproximação.
A diretora da Adepol, Raquel Gallinati, também alerta para o golpe mais antigo conhecido como o do boa noite, Cinderela. No carnaval, como há muita bebida, esses crimes podem ficar ainda mais recorrentes.
Dessa forma, o criminoso coloca sonífero no copo da vítima, fazendo com que ela desmaie e possa ser facilmente roubada. Para se proteger, é importante não deixar a bebida sem vigilância e não aceitar bebida de estranhos.
Publicado por R7
Imagem de Capa: R7
A cantora Anitta entrou com uma ação no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para…
Nas redes sociais, Miguel Oliveira, de 15 anos, vem chamando atenção como “pastor mirim”, no…
Se você é fã de filmes de terror que fogem do clichê e entregam sustos…
Se você está cansado de séries intermináveis e quer algo rápido, profundo e emocionante, a…
A emocionante e, ao mesmo tempo, dolorosa história de Lei Wuze, um pai chinês de…
Depois de um vazamento de imagens sobre um suposto novo uniforme reserva da seleção brasileira,…