Um falso advogado que supostamente ganhou todos os 26 casos que defendeu em vários tribunais no Quênia, apesar de não ter formação jurídica, foi preso no país.
O homem que exerce a profissão sob o nome de Brian Mwenda foi acusado de roubar a identidade de um verdadeiro advogado, relata a BBC.
Agora ele foi detido pela Equipe de Ação Rápida da Seção de Nairobi da Sociedade Jurídica do Quênia (LSK), depois do seu caso ter causado indignação pública e a filial ter recebido muitas queixas.
De acordo com informações, ele teria acessado o portal da sociedade e adulterado os dados da conta de um homem com o mesmo nome, antes de enviar sua própria foto e alegar ser formado em direito. Brian Mwenda roubou a identidade de um advogado chamado Brian Mwenda Ntwiga.
Entretanto, o ‘verdadeiro’ Brian Mwenda Ntwiga contactou a LSK depois de não conseguir acessar a sua conta, no qual também percebeu que alguns detalhes tinham sido alterados.
“No dia 5 de agosto de 2022, Brian Mwenda Ntwiga foi admitido na Ordem dos Advogados e o seu endereço de e-mail correto foi capturado e uma conta aberta para ele no portal Advogados”, disse a LSK num comunicado.
“Entramos em contato com o advogado Brian Mwenda Ntwiga, que confirmou que não tinha solicitado um certificado de exercício desde a sua admissão, pelo que trabalhava no Gabinete do Procurador-Geral e não necessitava de um certificado de exercício. Foi somente até algumas vezes, em setembro de 2023, quando ele tentou fazer login no sistema e ativar seu perfil com a intenção de solicitar seu Certificado de Praticante, que ele percebeu que não conseguia acessar seu Portal LSK.”
A Filial da LSK em Nairobi também escreveu no X, antigo Twitter: “A Filial deseja notificar todos os membros da sociedade e do público que BRIAN MWENDA NJAGI não é um Advogado do Supremo Tribunal do Quênia, a partir dos registos da Sociedade, nem é ele um membro do Ramo.”, dizia o comunicado.
Embora o caso tenha causado indignação, especialmente entre as autoridades legais, outros consideraram o “falso advogado” impressionante. A Organização Central dos Sindicatos do Quênia (COTU) disse à BBC que ele era uma “mente jovem e brilhante” que conseguiu sobreviver “sem qualificações tradicionais”.
Imagem de Capa: Africa Facts Zone
O termo hoovering trata-se de uma técnica de manipulação emocional usada para “sugar” alguém de…
A desconfiança em um relacionamento é uma das sensações mais angustiantes que alguém pode sentir.…
Quando o assunto é alimentação saudável e rica em proteína, a maioria das pessoas pensa…
Você já reparou em quantas pessoas deixam o iPhone apoiado com a tela virada para…
O famoso “Morango do Amor” – morango coberto com brigadeiro branco e finalizado com uma…
Um caso tão cômico quanto inusitado ganhou o mundo e volta e meia ressurge nas…