Mama Cax era uma artista e modelo americana-haitiana que nasceu em 20 de novembro de 1989 em Nova York, nos Estados Unidos. Ela passou boa parte de sua vida em Porto Príncipe, no Haiti.
Quando tinha 14 anos, foi diagnosticada com câncer no pulmão e nos ossos, e dois anos depois, precisou ser submetida a uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril, o que resultou na amputação da sua perna direita.
No início, foi difícil aceitar a sua condição, mas com o tempo, ela começou a conseguir expressar seu estilo por meio de roupas, maquiagens e cabelos coloridos. Até incorporou diferentes próteses de perna em seu estilo pessoal.
Conforme o movimento de positividade corporal cresceu, Mama Cax percebeu que mulheres negras com deficiência eram pouco representadas. Ela passou a fazer postagens regulares nas redes sociais defendendo a inclusão dessas pessoas no mundo da moda.
“A modelo e ativista é lembrada por expandir a imagem de como as pessoas com deficiência deveriam ser ou parecer”, aponta o Google numa postagem de blog.
“A vibrante arte de hoje é um reflexo da brilhante vida de Cax”, complementa o texto.
Em 2017, ela estreou sua primeira campanha de moda e um ano depois, foi capa da revista Teen Vogue. Mama Cax se tornou modelo de grandes marcas, como Sephora, Asos e Tommy Hilfiger, e desfilou pela primeira vez na Semana de Moda de Nova York em 8 de fevereiro de 2019.
Imagem de capa MamaCax@Instagram
Queimar sálvia é um ritual antigo usado em diferentes culturas para purificação espiritual, emocional e…
Quando pensamos em riscos de incêndio dentro de casa, pensamos logo no fogão ou no…
Os sonhos sempre despertaram a curiosidade da humanidade. Para algumas culturas, eles são mensagens espirituais;…
No mundo em que vivemos hoje, dormir menos virou quase um troféu de produtividade: “vou…
Na madrugada do dia 7 para 8 de setembro de 2025, um fenômeno astronômico promete…
Aviso importante: este artigo contém referências que podem ser angustiante para alguns leitores. Os pais…