Desde que começou a ser aplicada no dia a dia por alguns indivíduos, a linguagem neutra virou tema de debate no mundo todo.
Essa forma de comunicação surgiu recentemente como uma forma de incluir diferentes gêneros além do feminino e masculino. Neste caso o pronome neutro é utilizado especialmente por pessoas não-binárias que são as que não se identificam com um único gênero dentro da binariedade.
Com o início do ano letivo, uma faixa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) colocada em uma universidade de Passo Fundo chamou a atenção e gerou grande repercussão nas redes sociais. O motivo foi a mensagem de boas-vindas aos alunos escrita com a expressão “Bem vindes”, em referência à linguagem neutra.
Desta forma, a situação causou discussão em torno do tema que costuma dividir opiniões. Enquanto alguns internautas argumentam que a língua está em constante transformação e que novas formas adaptadas de comunicação surgem com o tempo, outros defendem que determinadas mudanças devem seguir critérios linguísticos e normativos já estabelecidos.
No entanto, as pessoas que defendem o uso da linguagem neutra afirma que ela é uma forma de incluir pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino, entretanto, tal forma não é reconhecida nas regras do português.
Imagem de Capa: Redes Sociais
Antes de toda decolagem, a mesma instrução é dada pelos comissários de bordo em um…
Quando um casal repete a mesma discussão mês após mês, o conflito não é mais…
Em 1819, a cidade de Pádua, na Itália, testemunhou um fenômeno considerado amaldiçoado na época:…
Além de comer comidas saudáveis e nutritivas, é importante comer no horário certo. De acordo…
Nem toda conexão intensa nasceu para durar. Na astrologia, algumas combinações de signos simplesmente não…
Nem toda série precisa de várias temporadas para causar impacto. Na Netflix, uma produção curta,…