Desde que começou a ser aplicada no dia a dia por alguns indivíduos, a linguagem neutra virou tema de debate no mundo todo.
Essa forma de comunicação surgiu recentemente como uma forma de incluir diferentes gêneros além do feminino e masculino. Neste caso o pronome neutro é utilizado especialmente por pessoas não-binárias que são as que não se identificam com um único gênero dentro da binariedade.
Com o início do ano letivo, uma faixa do Diretório Central dos Estudantes (DCE) colocada em uma universidade de Passo Fundo chamou a atenção e gerou grande repercussão nas redes sociais. O motivo foi a mensagem de boas-vindas aos alunos escrita com a expressão “Bem vindes”, em referência à linguagem neutra.
Desta forma, a situação causou discussão em torno do tema que costuma dividir opiniões. Enquanto alguns internautas argumentam que a língua está em constante transformação e que novas formas adaptadas de comunicação surgem com o tempo, outros defendem que determinadas mudanças devem seguir critérios linguísticos e normativos já estabelecidos.
No entanto, as pessoas que defendem o uso da linguagem neutra afirma que ela é uma forma de incluir pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino, nem com o feminino, entretanto, tal forma não é reconhecida nas regras do português.
Imagem de Capa: Redes Sociais
Você já percebeu que sempre cruza os braços de um jeito específico e que inverter…
Nem sempre o ódio é declarado em palavras. Muitas vezes, ele aparece de forma sutil…
Com o avanço da idade, o corpo passa por diversas transformações — e isso inclui…
Você provavelmente nunca imaginou que uma das atividades mais comuns da rotina diária de uma…
A forma como falamos com nós mesmos – ou sobre nós - tem impacto direto…
A sequência do clássico de 1996 chegou à Netflix e rapidamente se tornou um fenômeno…