Interessante

Estudo sobre ‘canetas emagrecedoras’ revela resultados chocantes sobre o que acontece com o corpo após 1 ano

Um estudo que analisou os impactos de longo prazo do uso de injeções para perda de peso no corpo chegou a uma conclusão chocante para aqueles que esperavam perder peso.

O uso de medicamentos para emagrecer não é nenhuma novidade, mas nos últimos anos, as famosas ‘canetas emagrecedoras’ se tornaram um grande assunto de conversa.

Dos medicamentos injetáveis agora popularmente utilizados para perda de peso, o Ozempic não é único aprovado e vendido com orientação médica, o GLP-1 Wegovy e Mounjaro também estão com tudo – apesar de não serem produzidos exclusivamente para esse fim.

Algumas celebridades endossaram seu uso para perder peso, apesar de seu propósito ser ajudar pessoas com diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Apesar de muitos terem elogiado sua eficácia como emagrecedor, ainda existem efeitos colaterais negativos que podem ocorrer pelo uso indevido desse tipo de medicamento, e especialistas alertam contra o uso apenas para perda de peso.

Mas como o Ozempic funciona?

O medicamento funciona imitando um hormônio produzido pelo corpo. Esse hormônio vai até o cérebro e avisa que você está satisfeito. Ao se sentir mais saciada, a pessoa comerá menos e, como resultado, perderá peso.

Além disso, o medicamento retarda a digestão, o que significa que o alimento permanece no corpo por mais tempo, contribuindo novamente para que você coma menos. Além disso, estabilizará “seu nível de açúcar no sangue” para, por fim, controlar aqueles desejos insistentes por comida que você possa ter.

Embora todas essas coisas pareçam boas para perder peso, um estudo descobriu que quando indivíduos param de tomar estes medicamentos, eles não tendem a manter o peso perdido.

A pesquisa realizada pela Universidade de Oxford analisou 11 estudos diferentes de medicamentos para perda de peso GLP-1, mais antigos e mais novos, e descobriu que os pacientes geralmente perdiam 8 kg com injeções para perda de peso, mas retornavam ao peso original dentro de 10 meses após interromperem o uso.

O estudo das universidades foi apresentado no Congresso Europeu sobre Obesidade e revelou quanto peso as pessoas estão recuperando depois de parar de tomar a medicação.

Enquanto aqueles que tomaram semaglutida (Wegovy) e tirzepatida (Mounjaro) perderam o dobro de peso em comparação com pessoas que usaram medicamentos mais antigos, 16 kg em média, esses pacientes ganharam 9,6 kg em um ano, o que significa que eles poderiam esperar recuperar todos os 16 kg novamente em pouco mais de 20 meses.

O que os especialistas disseram sobre as descobertas?

Isso pode não ser uma grande surpresa para alguns, no entanto, pode mudar a percepção sobre o medicamento e seus usos para perda de peso.

A coautora do estudo e professora de dieta e saúde populacional na Universidade de Oxford, Susan Jebb, resumiu as descobertas e disse: “Esses medicamentos são muito eficazes para ajudar você a perder peso, mas quando você os interrompe, o ganho de peso é muito mais rápido do que [após interromper] as dietas”.

Ela questionou se valeria a pena governos e empresas investirem em medicamentos para perda de peso como esses se as pessoas, em última análise, não evitassem os problemas de saúde decorrentes da obesidade.

Ela acrescentou: “Valerá a pena para o Serviço Nacional de Saúde investir nesses medicamentos se eles só forem disponibilizados por um curto período e depois acumularem todo o peso de volta, ou terá que aceitar que essas serão terapias de longo prazo?”

“Ou as pessoas realmente precisam aceitar isso como um tratamento para a vida, ou nós, da ciência, precisamos pensar muito, muito seriamente em como ajudar as pessoas quando elas pararem de tomar o medicamento”, concluiu.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Padre se recusa a batizar bebê Reborn e gera polêmica nas redes sociais

Recentemente, nas redes sociais, o padre Chrystian, que conta com mais de 3,7 milhões de…

4 horas ago

VÍDEO: Homem causa polêmica e divide opiniões ao rejeitar abraço da própria mãe em chá revelação

Um momento que deveria ser marcado apenas pela alegria da descoberta do sexo do bebê…

4 horas ago

Estudo revela que cheiro de Vick VapoRub pode ajudar a aliviar sintomas de depressão e crises de ansiedade

Um estudo recente da Universidade de Pittsburgh revelou que determinados ‘aromas familiares’ podem desempenhar um…

4 horas ago

Por que homens que curtem fotos de outras mulheres nas redes sociais é um sinal de desrespeito?

Em uma era onde o digital se mistura com o real, o comportamento masculino nas…

4 horas ago

5 Mentiras sobre relacionamentos que podem destruir o seu – se você acreditar nelas

Quando entramos em um relacionamento, muitas pessoas nos fazem acreditar em ideias erradas que parecem…

4 horas ago

Novo thriller distópico com Elizabeth Olsen ‘bomba’ no Prime Video e conquista o público brasileiro

Recentemente, a Prime Video adicionou em seu catálogo um novo filme estrelado por Elizabeth Olsen,…

3 dias ago