Interessante

Estudante gera confusão ao afirmar que acredita ter contraído HPV ao tocar em objeto na academia

Uma estudante de medicina causou polêmica entre os internautas após compartilhar um vídeo nas redes sociais afirmando que a causa de uma verruga que ela desenvolveu na mão por papilomavírus humano (HPV), teria sido contraída por objetos contaminados pelo vírus em uma academia que frequenta.

No entanto, a alegação de Victoria Pinese Sartorelli, de 24 anos, gerou confusão nos seguidores, uma vez que o HPV é relacionado a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A jovem explicou que descobriu que contraiu o vírus do papiloma humano (HPV) após procurar uma dermatologista em São José do Rio Preto (SP) ao notar um “calo” no dedo da mão. No início, a lesão era apenas uma pequena área áspera, mas gradualmente foi aumentando, tornando-se uma verruga.

A polêmica no vídeo compartilhado por Victoria, que já soma mais de um milhão de visualizações, foi ela afirmar que acreditava ter pego o vírus na academia.

@visarto espero ter explicado um pouco melhorr #medicina#verrugas#foryoupage❤️❤️#foryouu ♬ original sound – Vic Sartorelli | Med⚕️

Entendendo os tipos de HPV

O HPV é conhecido principalmente por ser um vírus transmitido sexualmente, que pode causar verrugas. No entanto, existem mais de 200 tipos de cepas do vírus e seus modos de transmissão. Ainda, são transmitidos por mucosas ou lesões, ou seja, nem todos passam pelo sexo.

O Manual MSD esclarece que a transmissão de verrugas virais normalmente acontece através do contato direto pele a pele, podendo também ocorrer autoinoculação (de uma parte do corpo para outra) ou, mais raramente, por meio de objetos contaminados.

Ambientes como academias – onde os equipamentos são usados por múltiplas pessoas-, podem ser particularmente propícios à transmissão do vírus, pois com microlesões na pele, comuns nesses locais, a entrada do HPV é facilitada.

Medidas preventivas

Como medidas de prevenção do HPV, recomenda-se evitar o contato direto com verrugas de outras pessoas, usar calçado em locais públicos como banheiros e chuveiros compartilhados e manter a pele bem hidratada para prevenir rachaduras.

Proteger as verrugas com esparadrapo também pode evitar que o vírus seja transmitido para outras partes do corpo ou para outras pessoas.

No caso de uma academia, a desinfecção dos aparelhos antes e depois do uso é essencial. Além disso, usar toalhas ou luvas para cobrir as superfícies durante o treino também pode ajudar a diminuir a exposição ao vírus.

@visarto kkryinggg #medicina#foryoupage❤️❤️#virus#foryou ♬ original sound – Vic Sartorelli | Med⚕️

Imagem de Capa: Reprodução

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

As maiores VERDADES sobre dívidas bancárias que seu banco não quer que você saiba

Você já percebeu como os bancos sempre parecem sair ganhando, mesmo quando você está endividado?…

2 horas ago

Curiosidades de saúde que ninguém te conta — e que podem fazer TODA a diferença no seu corpo e sua energia

A maioria das pessoas acredita que cuidar do corpo exige dietas restritivas e treinos intensos,…

2 horas ago

Como saber se o seu corpo está com falta de nutrientes: Sinais que você não deve ignorar

Você já sentiu um cansaço constante, notou mudanças estranhas na pele ou percebeu que sua…

2 horas ago

Aparelho criado por brasileira acelera cicatrização de ‘pé diabético’ e evita amputações: “Tecnologia capaz de transformar vidas.”

As úlceras do pé diabético — feridas crônicas nos pés que ocorrem como complicação do…

2 horas ago

Antes de morrer aos 28 anos, influenciador espanhol deixou um último pedido emocionante que comoveu o mundo

Juan Jyoza, criador de conteúdo sevillano conhecido por suas resenhas gastronômicas, morreu aos 28 anos…

2 horas ago