Recentemente, um novo estudo revelou um hábito comum entre homens que pode prejudicar o funcionamento do cérebro. Esse comportamento bastante comum entre os homens — presente em cerca de 69% deles — pode estar diretamente associado à redução da capacidade cognitiva e ao enfraquecimento de funções importantes do cérebro, como tempo de reação, atenção e tomada de decisões.
A pesquisa, conduzida por cientistas da Chengdu Medical College, na China, analisou o impacto de um padrão de consumo digital cada vez mais comum entre jovens e adultos: o consumo frequente de conteúdo adulto.
A investigação analisou a atividade cerebral de dois grupos de estudantes universitários — um grupo com uso ocasional e outro com comportamento considerado compulsivo.
No entanto, os resultados foram preocupantes. O grupo com maior frequência apresentou respostas cognitivas mais lentas e menor precisão em testes de atenção, especialmente após o consumo do conteúdo.
Utilizando uma técnica chamada espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS) — que permite analisar o fluxo sanguíneo no cérebro — os cientistas monitoraram os participantes durante e após a exposição ao conteúdo.
Posteriormente, eles aplicaram o Stroop Test, um exame usado na neuropsicologia para medir a rapidez e a precisão das respostas cognitivas.
O grupo com maior exposição demonstrou dificuldade em manter o foco, além de apresentar alterações em áreas do cérebro ligadas ao controle emocional e à tomada de decisões.
De acordo com os pesquisadores, consumir exageradamente esses conteúdos hiperestimulantes pode alterar a química do cérebro. Dessa maneira, levando a um ciclo de busca por estímulos cada vez mais intensos.
Esse processo pode reduzir a sensibilidade a estímulos naturais e gerar um comportamento de dependência, impactando negativamente outras áreas da vida, como relacionamentos, carreira e bem-estar emocional.
Segundo uma especialista, esse tipo de comportamento pode levar à necessidade constante de estímulos mais fortes. Assim, afetando diretamente a forma como a pessoa se relaciona consigo mesma e com os outros.
Abaixo, listamos alguns sinais que podem indicar que esse hábito está afetando negativamente a saúde mental e o desempenho cognitivo:
Os especialistas afirmam que é possível reverter os efeitos negativos com mudanças na rotina. Veja algumas sugestões:
Estar consciente sobre esses comportamentos e seus efeitos é o primeiro passo para promover uma vida mais equilibrada, focada no bem-estar e no desenvolvimento pessoal.
Imagem de Capa: Canva
Nem sempre é fácil perceber quando um homem não tem intenção de assumir um relacionamento…
De acordo com especialistas, há um músculo em nosso corpo que pode ser considerado como…
A busca pela prosperidade financeira vai muito além de números. Muitas vezes, está ligada à…
Muita gente acredita que aqueles “cinco minutinhos a mais” na cama ajudam a começar o…
Embora o que se faz entre quatro paredes seja diferente para cada pessoa, todos buscam…
Na tarde de 3 de setembro de 2025, por volta das 18h08 (hora de Lisboa),…