Interessante

Especialistas revelam o que acontece com seu corpo quando você faz a dieta de “Uma Refeição por Dia” para perder peso

Hoje em dia, com mais pessoas focadas em objetivos de saúde e corpo, a conversa sobre como nos alimentamos está mudando rapidamente. As dietas da moda não são novidade, mas algumas recorrem a medidas mais drásticas para perder peso — e rápido.

Depois do jejum intermitente, agora surgiu a OMAD, abreviação do inglês para a dieta “Uma Refeição por Dia”. Apesar de ser considerado um método bem radical, muitas pessoas estão aderindo para tentar perder peso. Mas será que funciona mesmo?

O que a OMAD faz com seu corpo?

Embora a OMAD definitivamente não seja uma solução mágica, pesquisas iniciais sugerem que este tipo de dieta pode ajudar algumas pessoas a atingir suas metas de perda de peso.

A “Uma Refeição por Dia” faz parte de uma categoria mais ampla de jejum intermitente, que se mostrou promissor em ajudar as pessoas a perder entre 3 e 5 quilos ao longo de 10 semanas, de acordo com especialistas em emagrecimento.

Desta forma, a OMAD tem seus benefícios potenciais, incluindo a perda de gordura. Em alguns estudos, participantes que tentaram fazer apenas uma refeição por dia apresentaram níveis mais baixos de gordura corporal total, mesmo sem observar grandes mudanças no peso total, relata o WebMD.

Há também evidências de que a alimentação com restrição de tempo — semelhante ao OMAD, mas não tão rigorosa — pode melhorar o metabolismo.

Por exemplo, homens com obesidade e pré-diabetes que seguiram uma janela de alimentação de seis horas e jejuaram o resto do dia observaram melhorias em seus níveis de açúcar no sangue.

Entretanto, como eles não estavam seguindo a OMAD estritamente, não é possível afirmar que os mesmos efeitos aconteceriam com apenas uma refeição por dia.

Outra vantagem potencialmente interessante? Clareza mental.

Jejuar durante o dia pode aumentar a produção de uma substância química no cérebro chamada orexina-A, o que pode fazer você se sentir mais alerta e focado. No entanto, esse benefício não é específico da OMAD, mas depende de quando você escolhe comer.

Na verdade, pesquisas sugerem que comer mais cedo e fazer jejum durante a noite pode ser mais eficaz para perda de peso do que fazer uma única refeição à noite, embora a OMAD em si não prescreva um horário específico para comer.

Riscos da OMAD

Apesar de apresentar diversos benefícios, a OMAD traz uma série de riscos à saúde potencialmente perigosos.

Comer apenas uma vez ao dia está associado a pressão arterial e colesterol altos, o que aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

Um estudo revelou que adultos saudáveis que mudaram para OMAD observaram um aumento em ambos os níveis — o que não é exatamente o ideal se você já está de olho na saúde do coração.

O horário também pode fazer diferença. Algumas versões do OMAD fazem com que as pessoas façam sua única refeição entre 16h e 20h — e esse banquete noturno pode aumentar o nível de açúcar no sangue.

Os participantes desses estudos acordaram com níveis elevados de açúcar no sangue pela manhã, e seus corpos tiveram dificuldade para lidar com a carga de açúcar.

O jejum em geral aumenta o risco de hipoglicemia, ou níveis perigosamente baixos de açúcar no sangue. Não se deve brincar com isso, principalmente se você corre o risco de diabetes tipo 2.

Além disso, comer apenas uma vez ao dia pode aumentar os níveis do hormônio da fome, a grelina, fazendo com que você se sinta ainda mais faminto do que se estivesse em um plano típico de redução de calorias.

Resultados não são garantidos

OMAD é um compromisso bastante intenso, mas não há um consenso científico forte de que comer uma refeição por dia leve a um melhor controle de peso a longo prazo em comparação a abordagens mais equilibradas.

Se isso funciona ou não, pode depender muito de como seu corpo lida com um padrão alimentar tão restritivo.

Também não é fácil manter o jejum intermitente. Estudos mostram que planos de jejum intermitente como o OMAD têm uma taxa de abandono de até 65%, o que sugere que muitas pessoas acham muito difícil mantê-lo.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

8 sinais claros de que você viveu — ou ainda vive — em uma família tóxica (o 4º quase ninguém percebe)

Nem toda família que se apresenta como “unida” é saudável. Em muitos casos, por trás…

21 horas ago

7 Frases curtas que destroem o ego de qualquer pessoa sem levantar a voz

Para abalar o ego de alguém, muitas pessoas partem para o grito, o ataque direto…

21 horas ago

A psicanálise revela o que o hábito de ‘cutucar a pele’ e ‘espremer espinhas’ está realmente tentando dizer sobre você

Durante muito tempo, comportamentos como cutucar a pele, espremer espinhas repetidamente ou mexer em pequenas…

21 horas ago

Cameron Diaz causa polêmica ao quebrar o padrão de Hollywood: “Prefiro envelhecer a ter um rosto que não é meu”

Se você acompanha o mundo dos famosos, é possível notar que várias celebridades são obcecadas…

21 horas ago

ATENÇÃO TOTAL: Novo “golpe de banco” gera alerta urgente aos clientes ao fazer vítimas em todo o Brasil

Um novo golpe bancário está se espalhando rapidamente pelo Brasil e já colocou milhares de…

22 horas ago

Assinantes da Netflix estão maratonando ESTA série obscura que muitos consideram a “mais viciante do catálogo”

Recentemente, uma série da Netflix vem chamando cada vez mais a atenção dos internautas. Mesmo…

22 horas ago