Interessante

Especialistas afirmam que a aparência de Jesus descrita na Bíblia está “completamente errada”, revelando como ele realmente era

Jesus Cristo tem um dos rostos mais conhecidos no lado ocidental do mundo, no entanto, especialistas agora afirmam que nossa interpretação do Filho de Deus provavelmente está errada.

Como não havia fotografia por volta de 27 a 29 d.C., historiadores estão teorizando que Jesus na verdade se parecia com a maioria dos outros homens da Judeia naquela época.

Desta forma, eles dizem que é improvável que a figura sagrada usasse vestes brancas, já que isso era visto como roupa feminina na época, nem tinha pele clara, cabelos castanhos longos e soltos e barba combinando.

Na realidade, Jesus era etnicamente judeu, vindo da região hoje conhecida como Palestina, o que significa que seu cabelo era mais provavelmente preto e encaracolado do que castanho liso. Além disso, considerando a “moda” no primeiro século d.C., Jesus teria barba, mas a manteria curta.

A professora de origens cristãs no King’s College London, Joan Taylor, disse em entrevista ao Daily Mail: “Ter cabelos longos e barba longa sinalizava algo no judaísmo antigo — que você estava cumprindo um voto especial e não bebendo vinho. Jesus foi acusado de beber demais, então ele não estava cumprindo tal voto.”

Além disso, algumas das primeiras imagens criadas de Jesus mostraram uma aparência um pouco diferente. Pinturas da primeira metade do século III d.C. em uma igreja na Síria sugerem que ele tinha cabelo curto acima do colarinho e rosto bem barbeado.

No entanto, historiadores dizem que os artefatos revelam mais sobre a cultura da época do que a aparência do profeta. A professor Taylor disse que cabelos longos em homens no primeiro século d.C. eram considerados “bastante indecorosos”.

Já no século IV d.C., as representações de Jesus começaram a mostrá-lo com cabelos longos e barba.

A Dra. Meredith Warren, professora sênior de estudos bíblicos e religiosos na Universidade de Sheffield, também disse ao Daily Mail que os artistas podem ter alterado a aparência de Jesus com base em percepções, associando-o a poderosos deuses romanos, como Apolo e Zeus, para criar o “Cristo todo-poderoso”.

A especialista também diz que ele teria “pele morena, olhos castanhos, como a população local” e, como morreu antes de completar 40 anos e passava muito tempo ao ar livre, provavelmente tinha “linhas” no rosto.

A Bíblia também infere que Jesus se misturou à multidão – como quando Judas teve que apontar Jesus para os soldados no meio da multidão e quando Maria Madalena o confundiu com um jardineiro. Em outras palavras, ele não era particularmente diferente dos outros homens da Judeia.

Historiadores também dizem que as representações de Jesus com aparência bastante definida e magra provavelmente estão corretas. A Dra. Warren disse que sua imagem esculpida não está “completamente errada”, dada sua experiência em trabalho manual e longos períodos de viagens e caminhadas.

“Ele e seus discípulos viviam essencialmente de hospitalidade, caridade e compartilhavam comida, então não acho que ele comia muito. Eu o vejo mais como um homem forte do que corpulento.”, acrescentou a professora.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

As maiores VERDADES sobre dívidas bancárias que seu banco não quer que você saiba

Você já percebeu como os bancos sempre parecem sair ganhando, mesmo quando você está endividado?…

4 horas ago

Curiosidades de saúde que ninguém te conta — e que podem fazer TODA a diferença no seu corpo e sua energia

A maioria das pessoas acredita que cuidar do corpo exige dietas restritivas e treinos intensos,…

4 horas ago

Como saber se o seu corpo está com falta de nutrientes: Sinais que você não deve ignorar

Você já sentiu um cansaço constante, notou mudanças estranhas na pele ou percebeu que sua…

4 horas ago

Aparelho criado por brasileira acelera cicatrização de ‘pé diabético’ e evita amputações: “Tecnologia capaz de transformar vidas.”

As úlceras do pé diabético — feridas crônicas nos pés que ocorrem como complicação do…

4 horas ago

Antes de morrer aos 28 anos, influenciador espanhol deixou um último pedido emocionante que comoveu o mundo

Juan Jyoza, criador de conteúdo sevillano conhecido por suas resenhas gastronômicas, morreu aos 28 anos…

4 horas ago