Pela primeira vez, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, como feriado nacional em 2024. Antes disso, a data já era reconhecida como feriado em alguns estados e municípios, porém, agora será obrigatória em todo o país.
O feriado homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil, símbolo da resistência negra e defensor da liberdade. Sua morte, em 20 de novembro de 1695, marca um dia de reflexão sobre a luta contra o racismo, as desigualdades sociais e a valorização da cultura afro-brasileira.
Em 1655, nasceu Zumbi no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas, região que fazia parte da Capitania de Pernambuco. No entanto, quando ainda criança, soldados portugueses o capturaram e entregaram ao padre Antônio Melo, que o educou em português e latim.
Aos 15 anos, Zumbi fugiu, retornando ao quilombo e assumindo seu papel na resistência. Como estrategista e líder militar, ele liderou Palmares contra expedições portuguesas. Desse modo, tornou-se o principal defensor da liberdade de sua comunidade.
Apesar de derrotar diversas expedições, Zumbi foi traído e morto em 1695, com sua cabeça exposta em Olinda para intimidar outros quilombolas.
O Dia da Consciência Negra é mais que um feriado, é um convite para refletir sobre as desigualdades raciais e valorizar a história e a cultura afro-brasileira.
Além disso, essa data representa as conquistas do movimento negro, que luta por reconhecimento, equidade e justiça social.
De acordo com a escritora e ativista Waleska Barbosa, o feriado é “uma oportunidade de colocar as questões da negritude em foco”. Dessa maneira, ela alerta que, apesar dos avanços, o Brasil ainda tem que combater o racismo estrutural e garantir direitos básicos para a população negra.
Imagem de Capa: Canva
Adiar compromissos importantes é algo que muita gente faz — mas, segundo a psicologia, esse…
A maioria das pessoas cultiva a Hera (Hedera helix) apenas por sua beleza decorativa —…
Nestes tempos em que as pessoas estão cada vez mais confusas sobre sua própria sexualidade,…
Nos últimos meses, o uso do Ozempic — medicamento originalmente desenvolvido para tratar diabetes tipo…
Nas redes sociais, circula uma conta curiosa que afirma que um teste simples pode prever…
Prepare-se para ter sua infância completamente abalada. Se você sempre acreditou que o Pateta, o…