O mês de outubro promete mais um espetáculo no céu com um eclipse solar do tipo “anel de fogo”. No entanto, apenas alguns sortudos estarão no caminho deste fenômeno.
Os eclipses solares acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. A lua fica entre a Terra e o sol, projetando uma sombra que pode bloquear parcial ou totalmente a luz solar.
Durante um eclipse anular, a lua obscurece tudo, exceto uma pequena parte do sol, formando o chamado “anel de fogo”. Isso ocorre porque a Lua está em um ponto de sua órbita mais distante da Terra.
Este eclipse solar anular completo desta quarta-feira, dia 2 de outubro, será visível sobre Rapa Nui, conhecida como Ilha de Páscoa, e as pontas da Argentina e do Chile, onde ocorrerá principalmente sobre a água no Pacífico.
Outras localidades, incluindo Brasil, Paraguai, Uruguai e Havaí, será contemplado com um eclipse solar parcial, que é quando o sol aparece como uma lua crescente.
No Brasil, o eclipse será aproximadamente entre 16h30 (horário de Brasília) e 18h30 (horário de Brasília); mas, o início e fim do eclipse depende da localização. Quanto mais ao sul do Brasil, mais cedo começa o evento astronômico.
Estes serão os estados brasileiros que poderão ver o eclipse solar, em ordem com o que terão maior parte do disco solar eclipsado: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito santo, Goiás, Mato Grosso, Bahia.
Olhar diretamente para o sol pode causar danos aos olhos, mesmo quando a maior parte dele está coberta. Desta forma, é seguro observar o eclipse anular usando óculos para eclipse solar, que bloqueiam a luz ultravioleta do sol e quase toda a luz visível.
Óculos escuros ou binóculos simples não são suficientes, pois as lentes devem estar em conformidade com os padrões ISO 12312-2, embora fornecedores falsos também possam listar isso em seus produtos.
Imagem de Capa: Canva
Você já percebeu como os bancos sempre parecem sair ganhando, mesmo quando você está endividado?…
A maioria das pessoas acredita que cuidar do corpo exige dietas restritivas e treinos intensos,…
Você já sentiu um cansaço constante, notou mudanças estranhas na pele ou percebeu que sua…
As úlceras do pé diabético — feridas crônicas nos pés que ocorrem como complicação do…
A dor de uma mãe que luta diariamente pela filha voltou a emocionar o Brasil.…
Juan Jyoza, criador de conteúdo sevillano conhecido por suas resenhas gastronômicas, morreu aos 28 anos…