Interessante

Detalhe sutil em seus olhos pode ser um alerta para demência já aos 40 anos

A demência é caracterizada por um conjunto de sintomas causados por diversas doenças que danificam o cérebro de forma progressiva – como o Alzheimer, por exemplo. Cada uma dessas doenças afeta as pessoas de maneiras diferentes, o que significa que os sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo.

Entre alguns sinais precoces comuns de demência incluem alterações de humor, dificuldade de concentração e perda de memória.

No entanto, recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revela ter encontrado outro sinal precoce de demência. Segundo os pesquisadores, ver manchas e ter visão turva pode significar que seu risco de desenvolver demência de início precoce é alto.

De acordo com a pesquisa, se o tecido na parte posterior do olho de uma pessoa estiver anormalmente fino, ela tem maior probabilidade de ser diagnosticada com demência já aos 40 anos.

Conhecida clinicamente como “afinamento da retina”, essa condição resulta em visão distorcida, incluindo visão de linhas, luzes piscantes, alterações na percepção de cores e manchas.

Esse risco aumenta se o indivíduo apresentar sinais de veias oculares dilatadas e artérias estreitas. Esses sintomas podem causar pressão e dor, e até mesmo a perda da visão de um olho. Esses problemas podem ser decorrentes do fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro e os olhos. Isso, por sua vez, pode contribuir potencialmente para o desenvolvimento de demência.

Além disso, os pesquisadores afirmaram que pode ser um sinal de má circulação. Este é um fator de risco bem documentado para demência, bem como para derrames e ataques cardíacos.

Portanto, exames oftalmológicos completos podem ser usados como um método para detectar risco de desenvolver demência. Desta forma, os tratamentos podem potencialmente retardar a progressão da doença, bem como tratar muitos dos seus sintomas.

Embora possa ser um problema de saúde crescente entre os idosos, a demência não é uma parte natural do envelhecimento. Portanto, é vital consultar seu clínico geral e realizar exames periódicos se você começar a notar esses sinais, mesmo na faixa dos 40 anos.

Para obter resultados positivos é preciso um diagnóstico precoce. Quanto mais soubermos sobre este sinal precoce de demência, melhor os profissionais de saúde poderão tratar os pacientes.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

O novo filme da Netflix que pode dar o Oscar a Adam Sandler — e já está entre os mais comentados do ano

O novo projeto que promete finalmente colocar Adam Sandler no caminho do Oscar acaba de…

2 horas ago

Este ‘desafio intrigante dos triângulos’ está dividindo a internet: Quantos realmente existem? Entenda a polêmica

Desafios visuais sempre chamam atenção, mas alguns conseguem ir ainda além — eles geram debates,…

2 horas ago

Fisioterapeuta explica como o padrão do seu “jato urinário” pode estar te dando avisos urgentes — e você nem percebe

O padrão do jato urinário é algo que a maioria das pessoas raramente observa no…

2 horas ago

Papa anuncia “nova orientação” sobre sexo no casamento: o que realmente muda para os casais católicos

Recentemente, a Igreja Católica divulgou um documento sobre o papel das relações íntimas dentro do…

2 horas ago

Filha expõe o próprio pai após ser agredida ao fazer descoberta chocante em Brusque (SC): caso gera revolta e investigação

Um episódio chocante registrado em Brusque, Santa Catarina, ganhou forte repercussão no Brasil após a…

3 horas ago

Banco Central confirma o fim das notas tradicionais de 2 a 100 reais: veja o que vai acontecer com seu dinheiro

O Banco Central do Brasil (BCB) iniciou um marco importante na história monetária do país…

3 horas ago