Interessante

Detalhe sutil em seus olhos pode ser um alerta para demência já aos 40 anos

A demência é caracterizada por um conjunto de sintomas causados por diversas doenças que danificam o cérebro de forma progressiva – como o Alzheimer, por exemplo. Cada uma dessas doenças afeta as pessoas de maneiras diferentes, o que significa que os sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo.

Entre alguns sinais precoces comuns de demência incluem alterações de humor, dificuldade de concentração e perda de memória.

No entanto, recentemente, um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, revela ter encontrado outro sinal precoce de demência. Segundo os pesquisadores, ver manchas e ter visão turva pode significar que seu risco de desenvolver demência de início precoce é alto.

De acordo com a pesquisa, se o tecido na parte posterior do olho de uma pessoa estiver anormalmente fino, ela tem maior probabilidade de ser diagnosticada com demência já aos 40 anos.

Conhecida clinicamente como “afinamento da retina”, essa condição resulta em visão distorcida, incluindo visão de linhas, luzes piscantes, alterações na percepção de cores e manchas.

Esse risco aumenta se o indivíduo apresentar sinais de veias oculares dilatadas e artérias estreitas. Esses sintomas podem causar pressão e dor, e até mesmo a perda da visão de um olho. Esses problemas podem ser decorrentes do fluxo sanguíneo insuficiente para o cérebro e os olhos. Isso, por sua vez, pode contribuir potencialmente para o desenvolvimento de demência.

Além disso, os pesquisadores afirmaram que pode ser um sinal de má circulação. Este é um fator de risco bem documentado para demência, bem como para derrames e ataques cardíacos.

Portanto, exames oftalmológicos completos podem ser usados como um método para detectar risco de desenvolver demência. Desta forma, os tratamentos podem potencialmente retardar a progressão da doença, bem como tratar muitos dos seus sintomas.

Embora possa ser um problema de saúde crescente entre os idosos, a demência não é uma parte natural do envelhecimento. Portanto, é vital consultar seu clínico geral e realizar exames periódicos se você começar a notar esses sinais, mesmo na faixa dos 40 anos.

Para obter resultados positivos é preciso um diagnóstico precoce. Quanto mais soubermos sobre este sinal precoce de demência, melhor os profissionais de saúde poderão tratar os pacientes.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Homens não têm TPM, mas têm “ciclos emocionais” (e quase ninguém percebe)

Existe uma ideia muito difundida de que apenas as mulheres passam por ciclos hormonais e…

19 horas ago

“Graças ao Mounjaro, minha transformação após o divórcio foi incrível – dizem que agora pareço a Anne Hathaway 20 anos mais jovem”

Uma mulher decidiu exibir com orgulho seu novo visual após o seu divórcio, deixando muitas…

19 horas ago

O que seu ex AINDA sente falta em você, segundo o seu signo

Quando um relacionamento acaba, nem tudo some. Algumas memórias permanecem. Certos gestos, sensações e qualidades…

19 horas ago

Razão surpreendente pela qual a ‘Coca-Cola em garrafa de vidro’ tem sabor MUITO melhor

Esse assunto tem sido discutido há muito tempo, com muitas pessoas usando as redes sociais…

20 horas ago

O local onde você guarda bebidas alcoólicas na sua casa pode estar afetando sua saúde (segundo o Feng Shui)

Você já parou para pensar onde as bebidas alcoólicas ficam guardadas na sua casa? Muitos…

20 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem revela se você tem “necessidade de aprovação” ou “não troca sua paz por nada”

Você já parou para pensar que, em questão de segundos, sua mente pode revelar muito…

20 horas ago