Quando se trata de economizar dinheiro, a maioria de nós se concentra nos itens mais importantes: melhorar o orçamento, cortar assinaturas ou evitar compras por impulso.
Mas e se pequenos hábitos do cotidianos estiverem silenciosamente trabalhando contra você? Veja a seguir alguns erros comuns que podem estar custando mais caro do que você imagina.
Mesmo desligados, muitos aparelhos como TVs, video games e micro-ondas continuam consumindo energia — o que é conhecido como “energia fantasma” ou energia de espera. Isso pode representar cerca de 5 a 10% da sua conta anual de luz.
Solução: Desconecte os dispositivos quando não estiverem em uso ou use um filtro de linha inteligente que desligue a energia automaticamente.
Ainda usa lâmpadas incandescentes? Elas consomem cerca de 75% mais energia do que as lâmpadas de LED e queimam muito mais rápido.
Solução: Troque por lâmpadas de LED. Elas podem custar mais no início, mas se pagam rapidamente com a economia de energia.
Seja a máquina de lavar roupa ou até mesmo a máquina de lavar louça, usá-la com sua capacidade só pela metade desperdiça água e energia.
Solução: Espere até que tenha itens suficientes para que esteja totalmente carregada e use configurações de eficiência energética sempre que possível.
Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça desperdiça litros de água todos os dias. Além disso, banhos mais longos do que o necessário gastam tanto água como energia a mais.
Solução: Feche a torneira quando não estiver em uso e considere instalar um chuveiro de baixo fluxo.
Ventiladores podem ajudar a circular o ar e resfriar a casa somente se você os usar corretamente. No verão, use os ventiladores no sentido anti-horário para puxar o ar quente para cima e gerar um efeito refrescante.
Solução: Ajuste a direção do ventilador e use-o da forma correta.
Manter janelas ou portas abertas podem deixar entrar ar frio durante o inverno e sair ar frio durante o verão, fazendo com que seu aquecedor ou ar condicionado trabalhe horas extras.
Solução: Mantenha porta e janelas sempre fechadas quando estiver utilizando estes tipo de equipamentos.
Hábitos diários que custam dinheiro
Pequenas mudanças podem levar a grandes economias. Ajustando alguns hábitos diários, você pode parar de desperdiçar dinheiro sem abrir mão do conforto ou da conveniência. Sua casa deve ser seu refúgio — não um vazamento lento em suas finanças.
Imagem de Capa: Canva
Você já parou para pensar que o estado da sua casa reflete diretamente o seu…
Você já parou para pensar que um pequeno detalhe no modo como você se comunica…
Na manhã de segunda-feira (21/04), o Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco, aos 88…
Depois de fazer uma nova tatuagem, pode ser extremamente difícil resistir a um mergulho no…
O nome de Cauã Reymond está circulando com força nas redes sociais depois do galã…
Você acorda com dores nas costas, pescoço travado ou se sentindo mais cansado do que…