Quando se trata de economizar dinheiro, a maioria de nós se concentra nos itens mais importantes: melhorar o orçamento, cortar assinaturas ou evitar compras por impulso.
Mas e se pequenos hábitos do cotidianos estiverem silenciosamente trabalhando contra você? Veja a seguir alguns erros comuns que podem estar custando mais caro do que você imagina.
Mesmo desligados, muitos aparelhos como TVs, video games e micro-ondas continuam consumindo energia — o que é conhecido como “energia fantasma” ou energia de espera. Isso pode representar cerca de 5 a 10% da sua conta anual de luz.
Solução: Desconecte os dispositivos quando não estiverem em uso ou use um filtro de linha inteligente que desligue a energia automaticamente.
Ainda usa lâmpadas incandescentes? Elas consomem cerca de 75% mais energia do que as lâmpadas de LED e queimam muito mais rápido.
Solução: Troque por lâmpadas de LED. Elas podem custar mais no início, mas se pagam rapidamente com a economia de energia.
Seja a máquina de lavar roupa ou até mesmo a máquina de lavar louça, usá-la com sua capacidade só pela metade desperdiça água e energia.
Solução: Espere até que tenha itens suficientes para que esteja totalmente carregada e use configurações de eficiência energética sempre que possível.
Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou lava a louça desperdiça litros de água todos os dias. Além disso, banhos mais longos do que o necessário gastam tanto água como energia a mais.
Solução: Feche a torneira quando não estiver em uso e considere instalar um chuveiro de baixo fluxo.
Ventiladores podem ajudar a circular o ar e resfriar a casa somente se você os usar corretamente. No verão, use os ventiladores no sentido anti-horário para puxar o ar quente para cima e gerar um efeito refrescante.
Solução: Ajuste a direção do ventilador e use-o da forma correta.
Manter janelas ou portas abertas podem deixar entrar ar frio durante o inverno e sair ar frio durante o verão, fazendo com que seu aquecedor ou ar condicionado trabalhe horas extras.
Solução: Mantenha porta e janelas sempre fechadas quando estiver utilizando estes tipo de equipamentos.
Hábitos diários que custam dinheiro
Pequenas mudanças podem levar a grandes economias. Ajustando alguns hábitos diários, você pode parar de desperdiçar dinheiro sem abrir mão do conforto ou da conveniência. Sua casa deve ser seu refúgio — não um vazamento lento em suas finanças.
Imagem de Capa: Canva
Uma teoria inquietante voltou a viralizar nas redes sociais e está provocando debates intensos: e…
Viajar para o exterior envolve expectativas, compras e, muitas vezes, surpresas na alfândega. Contudo, poucas…
Aplicativos de transporte como o Uber fazem parte da rotina de milhões de pessoas. Práticos,…
Muitos casais enfrentam conflitos não por problemas internos graves, mas por interferência externa excessiva. Quando…
As plantas não são apenas elementos decorativos. Desde civilizações antigas, elas são utilizadas como símbolos…
Quando se fala em câncer de mama, muitas pessoas pensam apenas em nódulos visíveis ou…