Interessante

Corante alimentar pode ser proibido no EUA por graves riscos à saúde; entenda

Recentemente, nos Estados Unidos, vem ganhado força debates em torno ao uso de corantes artificiais na indústria alimentícia. Entre eles, o Red 3, também conhecido como Eritrosina, é um dos aditivos mais controversos devido às possíveis implicações para a saúde humana.

De acordo com estudos, o corante pode estar ligado a graves problemas de saúde, incluindo câncer. Assim, levando os Estados Unidos buscarem à sua proibição.

O que é o corante Red 3?

O Red 3 é um corante sintético derivado do petróleo, amplamente utilizado para dar colorações vibrantes a alimentos como refrigerantes, lanches, cereais e doces. Sua cor vermelho-cereja brilhante é altamente atrativa, especialmente para o público infantil.

No entanto, a segurança desse aditivo tem sido alvo de críticas à medida que surgem evidências de seus potenciais riscos à saúde.

Segundo pesquisas, o consumo prolongado desse corante pode estar associado ao desenvolvimento de adenomas e carcinomas na glândula tireoide.

Além disso, o corante também se relaciona a comportamentos hiperativos em crianças, possivelmente contribuindo para casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Dessa forma, trazendo preocupações não apenas sobre o câncer, mas também sobre o impacto cognitivo e comportamental do aditivo.

Proibição e banimento

Na Europa, Ásia e Oceania, o Red 3 se encontra banido, contudo, nos EUA ainda é utilizado em alimentos. Curiosamente, o corante foi proibido em cosméticos no país desde 1990.

Em 2023, a Califórnia tornou-se o primeiro estado a proibir o uso do Red 3 em produtos alimentícios, e outros dez estados, incluindo Nova York e Illinois, estão adotando legislações semelhantes para restringir o aditivo.

Dessa forma, Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) está sob crescente pressão para revisar a segurança do Red 3. Portanto, o vice-comissário do órgão, Jim Jones, afirmou que o pedido para revogar a autorização do corante está em análise e pode ser decidido nas próximas semanas.

Outros corantes sob alerta

Além do Red 3, outros corantes artificiais preocupam os especialistas. Estudos também indicam riscos associados a outros aditivos como o Amarelo 5, Amarelo 6 e Azul 1.

Esses corantes podem conter substâncias cancerígenas ou desencadear reações de hipersensibilidade em indivíduos vulneráveis.

Diante dessas evidências, muitos consumidores estão optando por alternativas mais saudáveis, como alimentos livres de corantes artificiais. Dessa maneira, os fabricantes optam por substituir esses aditivos por opções naturais, como beterraba, urucum e pó de cenoura, que oferecem coloração sem comprometer a saúde.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

13 Segredos das pessoas que sempre mantêm a casa limpa – e como aplicá-los no seu dia a dia

Muitos sofrem com a missão de deixar a casa limpa e organizada o tempo todo.…

14 horas ago

5 Coisas sobre as quais você NUNCA deve se gabar – segundo a psicologia

Você já se sentiu desconfortável ao ouvir alguém falar exageradamente sobre suas conquistas? Gabar-se pode…

14 horas ago

Como identificar uma pessoa tóxica em apenas 3 minutos, segundo a psicologia comportamental

Você já sentiu um desconforto logo nos primeiros minutos de conversa com alguém, mesmo sem…

14 horas ago

Giovanna Ewbank surpreende ao dizer que ‘sente preguiça’ de ter relações íntimas com Bruno Gagliasso

Recentemente, Giovanna Ewbank surpreendeu os internautas após fazer uma declaração chocante em seu programa “Surubaum”.…

14 horas ago

Cura do câncer à vista? Vacina revolucionária de mRNA promete ‘eliminar qualquer tipo de tumor’ e pode mudar a história da medicina

Pesquisadores da University of Florida alcançaram um avanço inovador ao desenvolver uma vacina de mRNA…

14 horas ago

Jovem de 16 anos fica com coração parado por 10 minutos e surpreende médicos ao voltar à vida sem sequelas: “Um verdadeiro milagre”

O adolescente Enzo Henrique Barbosa de Souza, de apenas 16 anos, viveu um episódio impressionante…

15 horas ago