Interessante

Corante alimentar pode ser proibido no EUA por graves riscos à saúde; entenda

Recentemente, nos Estados Unidos, vem ganhado força debates em torno ao uso de corantes artificiais na indústria alimentícia. Entre eles, o Red 3, também conhecido como Eritrosina, é um dos aditivos mais controversos devido às possíveis implicações para a saúde humana.

De acordo com estudos, o corante pode estar ligado a graves problemas de saúde, incluindo câncer. Assim, levando os Estados Unidos buscarem à sua proibição.

O que é o corante Red 3?

O Red 3 é um corante sintético derivado do petróleo, amplamente utilizado para dar colorações vibrantes a alimentos como refrigerantes, lanches, cereais e doces. Sua cor vermelho-cereja brilhante é altamente atrativa, especialmente para o público infantil.

No entanto, a segurança desse aditivo tem sido alvo de críticas à medida que surgem evidências de seus potenciais riscos à saúde.

Segundo pesquisas, o consumo prolongado desse corante pode estar associado ao desenvolvimento de adenomas e carcinomas na glândula tireoide.

Além disso, o corante também se relaciona a comportamentos hiperativos em crianças, possivelmente contribuindo para casos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

Dessa forma, trazendo preocupações não apenas sobre o câncer, mas também sobre o impacto cognitivo e comportamental do aditivo.

Proibição e banimento

Na Europa, Ásia e Oceania, o Red 3 se encontra banido, contudo, nos EUA ainda é utilizado em alimentos. Curiosamente, o corante foi proibido em cosméticos no país desde 1990.

Em 2023, a Califórnia tornou-se o primeiro estado a proibir o uso do Red 3 em produtos alimentícios, e outros dez estados, incluindo Nova York e Illinois, estão adotando legislações semelhantes para restringir o aditivo.

Dessa forma, Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) está sob crescente pressão para revisar a segurança do Red 3. Portanto, o vice-comissário do órgão, Jim Jones, afirmou que o pedido para revogar a autorização do corante está em análise e pode ser decidido nas próximas semanas.

Outros corantes sob alerta

Além do Red 3, outros corantes artificiais preocupam os especialistas. Estudos também indicam riscos associados a outros aditivos como o Amarelo 5, Amarelo 6 e Azul 1.

Esses corantes podem conter substâncias cancerígenas ou desencadear reações de hipersensibilidade em indivíduos vulneráveis.

Diante dessas evidências, muitos consumidores estão optando por alternativas mais saudáveis, como alimentos livres de corantes artificiais. Dessa maneira, os fabricantes optam por substituir esses aditivos por opções naturais, como beterraba, urucum e pó de cenoura, que oferecem coloração sem comprometer a saúde.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Filme que mostra como é o ‘momento secreto da escolha de um novo Papa’ é atualmente o mais assistido no Brasil

Somente uma “parte” da cerimônia secreta do Conclave para o processo da escolha de um…

5 horas ago

Vaticano revela testamento com pedidos inesperados de Papa Francisco – e a ÚNICA palavra que pediu para sua lápide

Depois de sua última aparição pública para cumprimentar milhares de pessoas na Praça de São…

6 horas ago

Quem será o próximo Papa: Poderemos ter o primeiro Pontífice negro ou asiático?

Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, o mundo agora aguarda para saber…

8 horas ago

Morador de rua ganha mais de R$ 5 milhões na loteria e recebe ajuda inesperada de dono de loja nos EUA

Em uma história que parece saída de um filme, um morador de rua da Califórnia,…

8 horas ago

Preferir ficar em casa ao invés de sair com amigos? Veja o que isso revela sobre você, segundo a inteligência artificial

Você já recusou um convite para sair só para ficar em casa relaxando no sofá?…

8 horas ago

Por que algumas pessoas preferem NUNCA sair de casa nos fins de semana, segundo a psicologia

Atualmente, a nossa sociedade valoriza agendas cheias e vidas sociais agitadas. Portanto, ao escolher sempre…

8 horas ago