Na manhã desta terça-feira, 27 de agosto de 2024, a cidade de São Paulo passou por um evento metereológico histórico.
Isso por que, a estação meteorológica de Parelheiros-Marsilac, localizada no extremo sul da capital paulista, registrou a temperatura mais baixa já medida na história da maior cidade brasileira, que chegou a −1,7 °C.
Esta temperatura mínima quebrou todas as marcas anteriores desde o início das medições, segundo informações da Defesa Civil do estado de São Paulo.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a média das temperaturas no início da manhã foi de 5 °C em toda a cidade.
A causa desse frio extremo está relacionada à uma frente fria que se deslocou para o oceano ao longo da semana, combinada com a influência de uma massa de ar polar.
Esse fenômeno meteorológico não apenas afetou São Paulo, mas também trouxe temperaturas excepcionalmente baixas para toda a região Sudeste do Brasil, incluindo partes do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
No centro-leste de São Paulo, as temperaturas mínimas variaram entre 5°C e 11°C, enquanto no norte do Estado, os termômetros marcaram entre 14°C e 18°C.
Em Minas Gerais, o centro-norte do estado registrou mínimas entre 14°C e 20°C, enquanto o extremo sul marcou temperaturas abaixo de 10°C.
No estado do Rio de Janeiro, algumas cidades na porção central e no extremo sul registrou mínimas abaixo de 10°C. Já no Espírito Santo, o frio foi menos intenso, com temperaturas variando entre 14°C e 18°C.
Apesar das baixas temperaturas, o tempo deve permanecer seco nas próximas semanas. De acordo com o CGE não é previsto chuvas em São Paulo até o fim da primeira quinzena de setembro.
Imagem de Capa: Canva
Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…
Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…
Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…
Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…
O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…