Interessante

Cientistas descobrem um “interruptor de eliminação” do câncer que pode substituir a quimioterapia

Cientistas da Northwestern University, nos EUA, encontraram um código de eliminação do câncer presente no corpo que pode eliminar a necessidade de quimioterapia. Cada célula do corpo vem equipada com esse ‘kill switch’ para destruir células cancerígenas.

Quando o “interruptor de eliminação” detecta câncer em qualquer célula do corpo, ele usa esse código para erradicá-lo. Tanto os pequenos ácidos ribonucleicos (RNAs) quanto os grandes RNAs codificadores de proteínas têm o código de eliminação do câncer neles.

Desta forma, os pesquisadores acreditam que microRNAs desenvolveram o interruptor de destruição de células cancerígenas há mais de 800 milhões de anos como um mecanismo de sobrevivência. Essa defesa natural ajuda a proteger o corpo do câncer, assim como a quimioterapia também ativa essas pequenas moléculas de RNA.

Como isso acontece?

Quando o câncer entra em contato com esses RNAs, ele não consegue se adaptar ou sobreviver. Portanto, cientistas da Northwestern University acreditam que uma duplicação sintética pode ser um tratamento viável. O estudo deles marca a primeira descoberta de que células cancerígenas não conseguem resistir a moléculas de microRNA.

“Agora que sabemos o código de eliminação, podemos acionar o mecanismo sem precisar usar quimioterapia e sem mexer no genoma. Podemos usar esses pequenos RNAs diretamente, introduzi-los nas células e acionar o interruptor de eliminação”, disse o autor principal Marcus E. Peter, e o Professor Tomas D. Spies de Metabolismo do Câncer na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern.

A quimioterapia pode resultar em muitos efeitos colaterais indesejados, incluindo causar outros tipos de cânceres. Isso acontece porque esse tratamento ataca células saudáveis e não saudáveis. No entanto, um tratamento natural usando microRNA teria uma abordagem mais direcionada.

“Precisamos absolutamente transformar isso em uma nova forma de terapia”, acrescentou Peter. Ele e sua equipe começaram a investigar maneiras de acionar o interruptor de eliminação do câncer. No entanto, ele observa que um possível tratamento pode levar décadas para ser desenvolvido.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Sua vida está travada? Veja o que a bagunça da sua casa revela

Você já parou para pensar que o estado da sua casa reflete diretamente o seu…

3 dias ago

Este é o ‘maior sinal’ de que o divórcio está próximo, segundo psicóloga especialista em relacionamentos

Você já parou para pensar que um pequeno detalhe no modo como você se comunica…

3 dias ago

Congressista americana provoca indignação ao afirmar que “o mal está sendo derrotado pela mão de Deus” após morte do Papa Francisco

Na manhã de segunda-feira (21/04), o Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco, aos 88…

3 dias ago

É por esse motivo que você NUNCA deve nadar depois de fazer uma tatuagem: Homem de 31 anos ignora alerta e morre tragicamente

Depois de fazer uma nova tatuagem, pode ser extremamente difícil resistir a um mergulho no…

4 dias ago

Vídeo antigo que mostra Cauã Reymond ‘ironizando técnica de atuação’ de Glória Pires ressurge em meio a polêmicas

O nome de Cauã Reymond está circulando com força nas redes sociais depois do galã…

4 dias ago

Médico revela a posição que está acabando com seu sono (e você nem percebe)

Você acorda com dores nas costas, pescoço travado ou se sentindo mais cansado do que…

4 dias ago