Um antigo primeiro-ministro da Holanda, Dries van Agt, decidiu morrer por eutanásia, de mãos dadas, junto com a sua esposa Eugenie. Ambos aos 93 anos.
Embora os casos ainda sejam raros, a eutanásia de casais foi observada pela primeira vez numa revisão de todos os casos em 2020, quando 26 pessoas receberam a eutanásia ao mesmo tempo que os seus parceiros. Os números cresceram para 32 no ano seguinte e 58 em 2022.
Segundo os meios de comunicação holandeses, Van Agt pode ter sido católico, mas sempre escolheu o seu próprio caminho, juntamente com a sua esposa – onde eram casados há 70 anos -, a quem sempre chamou “A minha garota”.
O diretor Gerard Jonkman disse à emissora NOS que ambos estavam muito doentes, mas “não poderiam viver um sem o outro”. Van Agt nunca se recuperou totalmente de uma hemorragia cerebral que sofreu em 2019.
Elke Swart, porta-voz do Expertisecentrum Euthanasie, que concede o desejo de eutanásia a cerca de 1.000 pessoas por ano na Holanda, disse que os pedidos de morte assistida de qualquer casal foram testados em relação a requisitos rigorosos individualmente e não em conjunto.
“O interesse por isso está crescendo, mas ainda é raro”, disse ela. “É puro acaso que duas pessoas estejam sofrendo insuportavelmente sem nenhuma perspectiva de alívio ao mesmo tempo… e que ambas desejem a eutanásia.”
A eutanásia é legalizada nos Países Baixos desde 2002 para seis condições, incluindo sofrimento insuportável, nenhuma perspectiva de alívio e um desejo independente e de longa data de morte.
Imagem de Capa: Radboud University
De tempos em tempos, surge nas redes sociais um enigma matemático capaz de colocar a…
Alguns filmes não chocam apenas pela violência ou pela tensão. Eles perturbam porque mexem com…
Se você ainda usa um microondas tradicional apenas para esquentar comida e descongelar o frango…
Você já percebeu que, de uns tempos pra cá, seu corpo “esquece” como engolir saliva…
Já teve a sensação de abrir seu guarda-roupa, mesmo estando cheio de roupas, não ter…
Quando o tema é infidelidade, quase sempre surgem julgamentos, culpas e justificativas superficiais. Porém, em…