Nesse ano de 2024, o Brasil enfrenta uma preocupante situação em relação à dengue. Desse modo, o país teve um aumento significativo de casos em comparação ao mesmo período do ano anterior.
O Ministério da Saúde divulgou dados alarmantes, revelando mais de 217 mil casos nas quatro primeiras semanas deste ano, mais que triplicando em relação aos 65.366 casos notificados em 2023.
O aumento expressivo de casos de dengue em 2024 é atribuído a diversos fatores, conforme explicado pelo Ministério da Saúde. Portanto, a combinação de calor excessivo e chuvas intensas, possíveis efeitos do El Niño, cria um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue.
Além disso, o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil contribui para a disseminação da doença.
Para conter a propagação da dengue, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina Qdenga ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro de 2023. Dessa forma, a vacinação terá início em fevereiro de 2024, abrangendo cerca de 500 municípios em 16 estados.
Com doses limitadas, o governo priorizou a vacinação de adolescentes de 10 a 14 anos, considerados o grupo com maior número de internações pela doença. Assim, municípios de grande porte e com alta transmissão de dengue do tipo 2 foram incluídos na campanha, seguindo a classificação de “regiões de saúde”.
A Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, é a vacina escolhida para a campanha de vacinação contra a dengue.
Aprovada pela Anvisa em março de 2023, a vacina contém vírus vivos atenuados da dengue, proporcionando imunização contra os quatro sorotipos do vírus. O esquema de vacinação consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Imagem de Capa: Canva
Para muitas pessoas, o dia só se inicia após uma xícara de café. No entanto,…
Se imagine nessa situação: você está saindo com um cara, ele quer dormir com você,…
Para marcar um evento anual que aconteceu em outubro de 2025, Dennis Stone, que trabalha…
Você já imaginou ir ao médico, receber um diagnóstico de estresse ou ansiedade e sair…
Pesquisadores de diferentes continentes acabam de iluminar uma possível engrenagem invisível por trás da COVID…
O agreste paraibano está de luto após uma tragédia que interrompeu de forma abrupta a…