Nesta sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o encerramento da emergência de saúde pública global da pandemia de coronavírus. O alerta havia sido emitido desde janeiro de 2020, no entanto, foi revogado.
“É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
Embora o número oficial de mortes seja de 7 milhões, cientistas estimam que o verdadeiro número seja de pelo menos 20 milhões de vítimas.
A pandemia de COVID-19, considerada a maior crise sanitária do último século, gerou uma série de impactos significativos, como medidas prolongadas de quarentena, sobrecarga nos hospitais, aumento da pobreza e uma corrida sem precedentes pelo desenvolvimento de vacinas.
De acordo com a OMS, a doença registrou 765,2 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes. Contudo, especialistas apontam que esses números estão subnotificados devido ao acesso desigual a testes e sistemas de saúde deficientes.
Tedros mencionou que o número real de mortes pode ser “várias vezes maior”, com estimativas indicando pelo menos 20 milhões de vítimas.
O Brasil foi um dos países mais afetados pela pandemia, que chegou ao país em fevereiro de 2020. De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou mais de 37,4 milhões de infecções e 701,4 mil mortes até 26 de abril.
No Brasil, a crise da COVID-19 se caracterizou por disputas políticas e pela postura de negacionismo e omissão do governo que contestou medidas preventivas, como o uso de máscaras, e questionou a eficácia das vacinas.
A mudança do status de emergência foi possível graças ao avanço da vacinação. Desse modo, resultando em uma tendência de queda nos casos e nas mortes, além de uma diminuição da pressão sobre os sistemas de saúde.
Imagem de Capa: Canva
Era para ser apenas uma fase inocente: um bebê que “não chorava muito” e parecia…
Você já teve a sensação de que seu cachorro não gostou de alguém sem motivo…
Saber se comunicar bem é uma das habilidades mais poderosas que alguém pode desenvolver —…
Neste mês de agosto, alguns signos do zodíaco irão ter as suas emoções abaladas por…
Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, tem 27 anos, nasceu em Londrina, estado brasileiro do…
O icônico apresentador Fausto Silva, de 75 anos, segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein,…