Interessante

A ciência explica por que famílias com 4 (ou mais) filhos são mais felizes

Você sempre admirou famílias numerosas e sonhou em ter a sua algum dia? Nesse caso, você deve se sentir otimista em relação ao futuro, já que pesquisas mostram que famílias grandes são as mais felizes.

Portanto, ter uma família numerosa não é um mar de rosas, porém, os aspectos positivos podem superar os negativos.

Ao decidir quantos filhos terão, alguns pais hesitam em ter mais de um ou dois. Ao pensar no tamanho ideal da família, eles podem se preocupar com finanças, estresse, restrições de tempo e relacionamento.

Estas são preocupações válidas, mas também vale a pena considerar os benefícios de ter mais crianças por aí.

Benefícios de famílias numerosas

  1. Companheirismo e suporte: As crianças sempre terão alguém com quem brincar, por isso nunca se sentirão sozinhas. Além disso, os irmãos mais velhos podem ajudar nas tarefas domésticas e ser babás quando os pais precisam de um tempo sozinhos.
  2. Segurança e conforto: Ter uma família grande pode ser seguro e reconfortante para as crianças que navegam neste mundo acelerado. Como vivíamos em tribos há pouco tempo, não parece muito improvável ter famílias grandes.

Um estudo conduzido pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, revelou que os pais de quatro filhos ou mais parecem ser os mais satisfeitos. Dra. Bronwyn Harman, professora da Escola de Psicologia e Ciências Sociais da universidade, realizou a análise ao longo de cinco anos.

Entrevistando milhares de famílias, Harman buscou determinar quais fatores aumentam o bem-estar, a resiliência e o apoio social. O estudo faz parte do Projeto Hestia, que investiga questões das famílias australianas contemporâneas.

Desse modo, a pesquisa visa compreender as experiências de vida e os níveis de satisfação entre diferentes tipos de famílias, incluindo famílias numerosas.

Após análise dos questionários preenchidos pelos pais, Harman classificou os pais com quatro ou mais filhos como os que tiveram a maior satisfação com a vida. Assim, destacando a importância dos laços familiares e do apoio mútuo na construção da felicidade.

Por que essas famílias são mais felizes?

De acordo com a Dra. Harman, as famílias numerosas tendem a ter apoio social dentro do núcleo familiar, contribuindo para a felicidade geral. As crianças crescem com companheirismo constante e desenvolvem independência desde cedo, fatores que influenciam positivamente na qualidade de vida.

Além disso, muitos pais planejam ter famílias numerosas com antecedência, o que os prepara para os desafios financeiros e logísticos que possam surgir. Apesar das dificuldades enfrentadas, os pais relatam uma sensação de gratificação e plenitude ao verem suas famílias crescerem.

Imagem de Capa: Canva

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

Homens não têm TPM, mas têm “ciclos emocionais” (e quase ninguém percebe)

Existe uma ideia muito difundida de que apenas as mulheres passam por ciclos hormonais e…

17 horas ago

“Graças ao Mounjaro, minha transformação após o divórcio foi incrível – dizem que agora pareço a Anne Hathaway 20 anos mais jovem”

Uma mulher decidiu exibir com orgulho seu novo visual após o seu divórcio, deixando muitas…

17 horas ago

O que seu ex AINDA sente falta em você, segundo o seu signo

Quando um relacionamento acaba, nem tudo some. Algumas memórias permanecem. Certos gestos, sensações e qualidades…

17 horas ago

Razão surpreendente pela qual a ‘Coca-Cola em garrafa de vidro’ tem sabor MUITO melhor

Esse assunto tem sido discutido há muito tempo, com muitas pessoas usando as redes sociais…

17 horas ago

O local onde você guarda bebidas alcoólicas na sua casa pode estar afetando sua saúde (segundo o Feng Shui)

Você já parou para pensar onde as bebidas alcoólicas ficam guardadas na sua casa? Muitos…

18 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem revela se você tem “necessidade de aprovação” ou “não troca sua paz por nada”

Você já parou para pensar que, em questão de segundos, sua mente pode revelar muito…

18 horas ago