As recentes canetas emagrecedoras, que são os chamados medicamentos GLP-1 que incluem remédios como Ozempic e Mounjaro, revolucionaram a indústria de perda de peso nos últimos anos.
No entanto, se você ainda não tem certeza se o tratamento é adequado para você, talvez tenha sorte, pois pode haver uma maneira natural de imitar os benefícios das famosas injeções para perda de peso, de acordo com um novo estudo.
O GLP-1 é um hormônio liberado pelos intestinos em resposta aos nutrientes e é responsável pelo controle da fome. Segundo um estudo, existem cinco alimentos que têm a capacidade de “imitar” naturalmente o efeito das canetas emagrecedoras.
Segundo pesquisadores da Universidade de Heliopolis e da Universidade Al-Azhar, no Egito, o gengibre e seu componente químico gingerol podem auxiliar na produção de GLP-1, o que significa que reduzem a hiperglicemia no organismo.
Essa condição de saúde é comum em pessoas com diabetes ou pré-diabetes e a hiperglicemia pode ser causada pela falta de insulina, uma dieta rica em carboidratos e/ou estresse.
Desta forma, o estudo constatou que a popular raiz reduz a condição em ratos diabéticos: “Novas pesquisas sugerem que o gengibre e seu componente químico gingerol podem induzir a produção de GLP-1, o que, por sua vez, tem um impacto hipoglicêmico, explicando por que o gengibre é prescrito há muito tempo para pacientes diabéticos.”
A canela é uma especiaria popular conhecida por sua capacidade de manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, conforme apontado por pesquisadores em relatórios de toxicologia, que demonstraram que ela pode “reduzir os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial”.
O seu consumo pode ajudar a aumentar a sensibilidade ao GLP-1 ou a estimular sua liberação nos intestinos, segundo explicaram os especialistas: “Componentes isolados da canela melhoram o metabolismo da glicose dependente de insulina, de acordo com pesquisas in vitro.”
Apenas três gramas de canela podem causar um aumento nos níveis de GLP-1 em pessoas saudáveis, embora seja importante notar que o consumo excessivo pode ser tóxico.
Este é um ingrediente alimentar menos conhecido, encontrado em diversas plantas, embora tenha sido descrito como o mais próximo do ‘Ozempic natural’.
De acordo com uma revisão de 18 estudos realizada em 2022, o suplemento de berberina resultou na redução do peso corporal, do IMC, da glicemia em jejum e do colesterol LDL.
Ele funciona aumentando a produção de insulina através da ativação de receptores de sabor amargo nos intestinos, o que diminui o peso corporal e os lipídios, aumentando, por sua vez, o GLP-1.
Diz-se que a fermentação do chá verde com uma cultura de bactérias e leveduras, que pode formar a kombucha, pode produzir uma bebida que “imita” o Ozempic.
Isso se deve a compostos encontrados no chá verde em particular, principalmente o galato de epigalocatequina-3 (EGCG), um antioxidante conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.
Um estudo de 2018 sugere que isso pode até estimular a liberação de GLP-1 se ingerido com cafeína, de acordo com um estudo realizado em ratos.
Assim, uma xícara de chá verde, por si só, pode potencializar os métodos de tratamento da diabetes, e uma dose diária pode ajudar a estimular as características do organismo.
Imagem de Capa: Canva
Descubra os sinais sutis de que seu ciclo com o ex não foi encerrado e…
Não tem coisa mais chata quando você está contando uma história e do nada uma…
Poucos filmes conseguem atravessar a tela e atingir algo mais profundo do que o entretenimento.…
Ilusões de ótica não são apenas brincadeiras visuais ou desafios curiosos para passar o tempo.…
Na visão da espiritualidade, a demência pode não ser compreendida apenas como uma doença neurológica…
Você sabia que menos de uma hora por dia você consegue mudar completamente a dinâmica…