Gostas de dormir e custa-te horrores levantares-te de manhã cedo? Pois fica a saber que as pessoas que desligam os seus alarmes e deixam-se dormir de manhã são mais inteligentes, pelo menos de acordo com um estudo britânico realizado por Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, com o título “Why night owls are more intelligent” (“Por que as corujas noturnas são mais inteligentes”, em Português).

Segundo os pesquisadores, a sociedade actual está muito melhor adaptada a viver e dormir como os nossos antepassados quando não existiam alarmes, ou seja, dormir cedo e acordar cedo, sendo que adaptar esse hábito à vida moderna é um sinal de inteligência excepcional.

“(…) aqueles que ficam acordados à noite encontram formas mais “criativas” de resolverem os seus problemas (…)”

Além disso, ficar acordado até tarde e acordar cedo pode parecer horrível, mas a verdade é que o estudo também revelou que aqueles que ficam acordados à noite encontram formas mais “criativas” de resolverem os seus problemas, e que o facto de ignorar o alarme irritante e ouvir o nosso corpo realmente mostra que a pessoa é mais ambiciosa e um líder.

Este estudo foi corroborado por um outro estudo da Universidade de Southhampton que comparou as circunstâncias socio-econômicas de 1229 homens e mulheres com os seus padrões de sono onde confirmou que aqueles que vão para a cama depois das 23h e acordam depois das 8h (os chamados “corujas”) têm mais rendimento e um estilo de vida mais confortável em geral.

Claro que isso não significa que devemos passar o dia todo na cama, pois permanecer demasiado tempo deitado pode ter consequências gravíssimas. Aliás, as pessoas que passam 12 ou mais horas na cama demonstraram ter um risco significativamente maior de morte prematura.

Ou seja, o ideal é habituares-te a ouvir o teu corpo e desligares o teu alarme. Só não convém é que te atrases para o trabalho. Por isso, se precisas de te levantar cedo, deita-te cedo e deixa o teu corpo dizer-te quando é a melhor hora para acordar. Mas se por outro lado, preferes trabalhar à noite, então aproveita o teu tempo e dorme à vontade.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!