Você sabe como a angústia muda a sua vida?

Todos nós, em algum momento, já sentimos como a angústia se apoderava de nós. Uma sensação de desassossego que não nos abandona e nos impossibilita de fazer certas coisas.

A angústia é uma emoção que, se dura muito tempo, pode provocar mal-estar, nos afundando e nos causando uma profunda tristeza. Assim, deprimidos, sumimos ainda mais na sensação de desalento, lamento e queixa.

Dar o primeiro passo para sair dessa angústia que nos limita é muito importante se quisermos evitar que ela modifique nossa vida. Embora não nos demos conta, a angústia muda muitas coisas em nós.

Jamais se desespere, mesmo estando nas mais sombrias aflições, pois das nuvens negras cai água limpa e fecunda
– Provérbio Chinês –

lidar-com-a-angustia

Sua visão se torna pessimista

Você pode ser a pessoa mais otimista do mundo, mas quando a angústia o atinge, a negatividade e o pessimismo se apoderam de sua visão. De repente, tudo fica escuro, sem esperanças, e você some em um círculo de medo e tédio do qual será muito difícil sair.

A angústia tem o poder de nublar sua visão, de fazer com que tudo seja ainda pior do que já é. Sua vida se vê condicionada pelo que você sente, por isso a angústia fará com que tudo dê errado.

Para lutar contra isto, você deve fazer um grande esforço para ser positivo, para mudar essa visão que a angústia provocou e que se apoderou de você. Esforce-se para ver o lado bom das coisas, enquanto pula por todos esses buracos que a angústia se empenha em pôr no seu caminho.

Se você vir as coisas de forma positiva, afugentará a negatividade que o ronda.

Muda o que você ouve e o que você fala

Quando a angústia muda sua forma de ver as coisas, ela faz com que a sua maneira de escutar e de falar também sejam modificadas. Isso é algo que não notamos, mas que causa em nós o efeito que a angústia deseja.

De repente, tudo o que você escuta é interpretado de uma maneira que possivelmente não seja a adequada. Seu diálogo interno não deixa de ser negativo e de brindar palavras de desânimo tais como “ninguém me valoriza”, “ninguém se importa comigo”, “estou sozinho”, “ninguém me compreende”.

Como consequência, tudo o que verbalizamos também muda. A insegurança e o medo se manifestarão em nossas palavras e começaremos a emitir frases como “é o que é”, “não posso fazer nada”, “a vida é assim mesmo”, entre muitas outras.

Para mudar isso, é muito importante começar a falar com nós mesmos de forma positiva.

Você se sente arrasado? Esse comentário lhe fez mal? Veja o lado positivo, o que você pode aprender com ele.

Centre-se no bom e deixe de lado a negatividade que o rodeia. 

pensar-positivo

Sua saúde e seu futuro são afetados

A angústia não é só uma questão mental, pois se não lhe damos solução, ela pode começar a se manifestar em nosso corpo de muitas formas diferentes.

Uma dor de cabeça, nas costas, tremores sem explicação ou a insônia, podem ser mensagens que o corpo envia para avisar que alguma coisa não vai bem.

Mas isso não é tudo. Se depois de todas estas fases ainda sofremos de angústia, provavelmente, nosso futuro começa a ser comprometido.

A angústia pode chegar a nos paralisar de tal forma que limita tudo aquilo que queríamos realizar, afetando inclusive nossas relações sociais. De repente, não nos sentiremos animados para nos relacionar com os outros, não nos encontraremos bem e começaremos a não render tão bem como antes no nosso trabalho…

A mente tem seu próprio lugar e pode converter o inferno em céu, ou o céu em inferno
– John Milton –

Não ignore a angústia! É um estado passageiro que começa a se tornar grave se ficar mais do que o necessário com a gente. Agora, você já sabe a solução. Uma mente positiva sempre poderá vencer toda a negatividade que a angústia se empenha em mostrar. Aprenda a transformar a angústia em algo novo para aprender.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS