Dado que a vitamina B12 desempenha um papel fundamental para a nossa saúde, não devemos descuidar dos sinais que nosso organismo envia quando temos uma carência da mesma.

A vitamina B12 é uma das mais importantes para o organismo. Seus níveis adequados no corpo ajudam a ter um bom metabolismo e a melhorar a função celular e o estado de ânimo.

Se passam mais de 5 anos de deficiência de vitamina B12, as consequências são muito negativas.

A intervenção desta vitamina é tão fundamental em determinados processos do organismo que ela recebeu o apelido de “vitamina da energia”.

A ingestão de vitamina B12 costuma ser realizada através da alimentação.

No entanto, há casos em que é necessário tomar uma dose extra pelo menos 2 vezes por ano para manter seu nível em boas condições.

A importância desta vitamina está no fato de que:

  • É essencial na produção de DNA
  • Ajuda a manter saudáveis os neurônios, glóbulos e o material genético presente no organismo.

A vitamina B12 tem a particularidade de não ser eliminada pelo organismo por meio da urina. O fígado, os rins e demais órgãos a armazenam, e a partir daí ela é utilizada.

Sintomas de deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 tem muitos sintomas de diferentes índoles, por isso é provável que não os associemos à mesma.

Há estudos que relacionam a falta de vitamina B12 ao desenvolvimento de Alzheimer. Além disso, podem aparecer problemas de memória, fraqueza mental, falta de concentração, confusão mental e esquecimentos permanentes.

Um dos fatores determinantes para o surgimento de doenças degenerativas é a diminuição da massa cerebral. A boa notícia é que se você regular o consumo de vitamina B12, em pouco tempo pode reverter os efeitos se eles não avançaram.

Em 80% dos casos detectados de deficiência de vitamina B12 há alguma destas três condições:

  • Pessoas idosas
  • Ingestão superior a 6 xícaras de café por dia
  • Alimentação vegana

Outro dos sintomas que podem indicar uma falta desta vitamina é a sensação de formigamento constante nos braços e pernas, decorrente da má circulação sanguínea.

Embora possa se dever a outros fatores, nunca é demais comprovar que seu consumo de vitamina B12 seja o adequado.

Em alguns casos podemos apresentar fadiga diária, desânimo, sensação de apatia, falta de motivação, ou mudanças nos estados de humor. A depressão é um dos motivos de todos estes sintomas, mas não o único.

Embora não seja má ideia avaliar se você precisa da ajuda de um psicólogo, experimentar aumentar seus níveis de vitamina B12 pode ser a solução imediata.

Podem ocorrer casos de prisão de ventre ou diarreia, dependendo da situação orgânica de cada pessoa.

O surgimento de tonturas, que inclusive podem causar desmaios, também pode ser indicativo de que existe este problema. É preciso prestar uma atenção especial se passam de tonturas leves a estados mais prolongados.

Embora a anemia esteja relacionada a estados de carência de ferro, ela pode passar de leve a crônica se existe uma deficiência de vitamina B12.

Ela pode causar uma redução dos glóbulos vermelhos que desencadeie anemias e problemas no sangue.

Se a isso somarmos outros sintomas, como a falta de apetite ou a diarreia, a pessoa pode ter sérios problemas para fazer suas atividades diárias.

Entre outros sintomas menos chamativos, como possíveis mudanças no tom de pele (antes pálida e depois amarelada), destaca-se a redução de respostas nos reflexos comuns por uma diminuição das ações do sistema nervoso.

Nos casos de falta de vitamina B12 é provável que a vontade de comer seja cada vez menos comum. É importante ter cuidado, pois não se trata somente de comer, mas de nutrir seu organismo.

Lembre-se de que se você parar de comer pode ter problemas como a anemia.

Você sempre foi uma pessoa muito tranquila, mas agora está presa a um nervosismo incontrolável? Esta á uma possível consequência da falta de vitamina B12.

Além disso, o afetado pode perder a orientação e o sentido de espaço. Os episódios aparecem de forma discreta, mas podem ir se tornando cada vez mais frequentes.

Um sintoma muito chamativo deste problema é a dor no peito. A falta de vitamina B12 causa carências nos músculos que rodeiam o esterno.

Isso pode levar a uma costocondrite, que causa uma dor aguda por sua deficiência nas articulações do peito.

Além dos já mencionados também podemos:

  • Sentir frio e dormência constante, sem que ocorra realmente uma mudança de temperatura. Isso pode ser acompanhado de dormência nas mãos e nos pés.
  • Ter episódios de diarreia. Começam a aparecer pouco a pouco. Em estados graves ocorrem evacuações diárias acompanhadas de muita dor.
  • Apresentar problemas de fertilidade. Dado que a vitamina B12 tem relação dieta com a informação genética, sua deficiência pode aumentar o risco de abortos espontâneos, redução do sêmen e problemas no sistema reprodutor feminino.
  • Sentir dor bucal. Não podemos esquecer do surgimento de constantes infecções devido à proliferação de bactérias e a um sangramento diário. Lembre-se de que se você não tomar cuidado, pode perder os dentes.

Medicamentos que causam deficiência de vitamina B12

  • Anticoncepcionais
  • Medicamentos para o tratamento do câncer
  • Medicamentos para o tratamento de gota, Parkinson e tuberculose
  • Anticonvulsivos
  • Suplementos de potássio
  • Medicamentos anti-hipertensivos
  • Tratamentos para a redução do colesterol
  • Tratamento para doenças psicóticas

A importância de monitorar seus níveis de vitamina B12

É provável que, ao saber que certos medicamentos podem causar esta deficiência, você tenha medo e queira parar de tomá-los.

Em vez de fazer isso, consulte seu médico para descartar possíveis problemas e aumente o consumo de:

  • Fígado e carne de boi
  • Amêijoas
  • Carne de frango
  • Ovos
  • Cereais
COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS