Se você não solta o passado, como vai agarrar o futuro?

Quantas vezes nos vemos agarrados a lembranças, a imagens do ontem, a pessoas do passado, sem ao menos nos darmos conta de que para viver o nosso presente e agarrar o futuro, é necessário criar um vácuo em nossas vidas, deixando de lado certos sentimentos e angústias que determinadas lembranças causam.

 muitas pessoas que vivem ancoradas em momentos do passado que já não existem; isso impede que elas vivam sua realidade, desfrutem do presente e pensem no seu futuro. Viver no passado atrapalha os seus sonhos e metas, além de afastar pessoas da sua vida.

“Se não está em suas mãos poder mudar uma situação que lhe causa dor, você sempre poderá escolher a atitude com a qual enfrentará este sofrimento.”
– Viktor Frankl-

3 passos para soltar o passado

Há muitas formas de se libertar e desprender-se do passado, de deixar de lado as más recordações e conseguir realizar o famoso “carpe diem” para viver o momento, o agora, o presente. Você já parou para pensar nos momentos felizes e belos que vive a cada dia?

Uma conversa com um amigo, um sorriso do seu parceiro, um abraço do seu filho. Entretanto, não basta somente pensar neles, viva-os quando estiverem acontecendo, não se distraia, guarde o celular, desligue a televisão e desfrute o presente com os cinco sentidos.

“Se o presente tentar julgar o passado, perderá o futuro”.
-Winston Churchill-

Portanto, para desfrutar o nosso presente e o nosso futuro, é necessário libertar o passado ao qual nos apegamos, muitas vezes sem sentido. Deixe-o ir, guarde-o e siga vivendo, é a sua vida que espera para ser vivida. A seguir daremos 3 simples dicas para que consiga libertar-se do passado:

Aceitar

O passado não pode ser mudado, contudo, o presente e o futuro sim. Portanto, aceite o que ocorreu e liberte-se da culpa que carrega sobre os seus ombros, que já não permite ver o futuro e nem sentir o agora. A aceitação é fundamental para poder encarar os problemas de frente.

Aprender

De todos os incidentes que ocorrem no passado, pode-se extrair algum ensinamento. Já saberemos o que não devemos voltar a fazer, o que teremos que evitar. Se voltarmos a cometer o mesmo erro que ocorreu no passado, já não é mais um erro, é uma escolha.Já que você pode escolher, prefere seguir agarrado ao passado ou aproveitar cada segundo deste momento?

Perdoar

Em muitas ocasiões não conseguimos perdoar uma pessoa que nos fez mal, um amigo que nos enganou. Entretanto, isso permitiria que o rancor diminuísse, pois perdoar é uma forma de seguir em paz com nós mesmos e com os demais. Perdoe os outros, mas perdoe de verdade, sem falsidade, e perdoe até a você mesmo. Somente desta forma você irá libertar-se dos cadeados que o mantêm preso a um passado que não pode mais mudar.

Agarre o futuro

Permita-se sonhar, pense em como quer que seja sua vida no futuro, faça todo o possível e o impossível para que esse sonho se torne realidade. Defina um objetivo e todos os passos para alcançá-lo. Como é a casa em que quer viver? Para quais lugares quer viajar? Qual trabalho quer ter? Como é sua pessoa ideal?

Se você acha que tudo depende da sorte ou de outras pessoas, está muito equivocado, pois a única pessoa capaz de tornar reais os seus sonhos é você mesmo. Ninguém vai buscá-lo na sua casa e lhe oferecer o trabalho dos seus sonhos, o homem ou mulher que sempre sonhou vai apresentar-se de um dia para o outro diante de você, nem vai acordar vivendo por um passe de mágica naquela incrível casa na praia.

Saia e agarre o seu futuro. Uma vez que tenha estabelecido os seus objetivos, pense em todos os passos a seguir, use um calendário e planeje todos os detalhes. De tempos em tempos analise os seus progressos e corrija os erros cometidos. Contudo, tenha em mente que seus objetivos terão que ser claros e concisos, terão que ser possíveis e realistas.

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.”
-Victor Hugo-





COMENTÁRIOS