Qual o seu pecado capital?

Escrito por Viviane Battistella, colunista do Sábias Palavras.
Veja mais de Viviane clicando aqui.

 

Segundo o cristianismo, há sete “pecados capitais”, que foram modificados, ou melhor, adaptados ao longo do tempo. Assim, atualmente, aceita-se a seguinte lista: vaidade; inveja; ira; preguiça; avareza; gula; luxúria.

Claro que, como seres humanos, “cometemos todos os pecados”, mas existe um deles em cada um de nós que é mentor de nossas ações, que rege nossa forma de ver o mundo e de agir diante dele. Um deles é nossa fraqueza, é o mais difícil de resistir – e como diz a Bíblia ” é o pecado que nos leva ao abismo”. Vale a pena observar o mundo e as pessoas que nos rodeiam sob essa ótica, não só para entendê-las, mas para facilitar nossas relações em casa, no trabalho – e o mais importante – para entender que somos todos iguais mesmo que em “pecados” diferentes.

Ser propenso a ataques de raiva diante das circunstâncias por exemplo é característica dos irados. A IRA é o pecado das pessoas inconformadas e às vezes passionais. Intensas no amor e na raiva, verdadeiros rojões que explodem e que em seguida não passam de estilhaço de papel queimado.

Qual será o pecado das pessoas compulsivas por comer, comprar ou limpar? A GULA é o pecado das pessoas obcecadas, que nunca estão satisfeitas e cujas vontades parecem não ter fim.

Onde podemos encaixar as mulheres que tem 40 cirurgias plásticas no currículo ou o executivo que faz tudo (tudo mesmo) para ser promovido e ovacionado? Só por VAIDADE…

Como chamamos as pessoas que vivem sempre descontentes e que se preocupam com a casa do vizinho, o carro do amigo e a viagem do parente distante? Pessoas incapazes de olhar para dentro, talvez com medo do que possam ver – se me permitem – a INVEJA é o pior dos males.

Conhece alguém que se nega a fazer qualquer coisa, que sempre tem a desculpa do tempo ruim, do supermercado cheio, da crise econômica e que diz sempre “ah o que eu vou fazer lá?”? Gente que não vive, por PREGUIÇA! Preguiçosos são, na verdade, pessoas com muito medo.

E gente que acorda de manhã para ler o jornal do vizinho? Que não consegue gostar de ninguém? Que lida com pessoas, com comida e com dinheiro da mesma forma. Gente que não sente e não vê prazer em nada porque vive com medo de “acabar”? Gente que sofre de AVAREZA.

A LUXÚRIA? Ah, em um país como o Brasil, não preciso dizer muito. O pecado do nosso país é a luxúria! A corrupção em todos os níveis e sentidos, a pouca roupa, o sexo como apelo – muita bunda, muita trepação, pouca vergonha na cara e pouco amor próprio. Por trás de toda luxúria há quase nada de autoestima.

Escritores3-01

TEXTO DEViviane Battistela
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS