Os amigos beneficiam seriamente a nossa saúde

Não há dúvida. Os amigos trazem muitos benefícios para nossa saúde. Eles são a família que escolhemos. Eles, como que do nada, se transformaram em pessoas que se esforçam para nos ouvir ainda que não tenham respostas para nossas inquietudes. Compartilham conosco cada sentimento e cada emoção, tornando nossa vida mais colorida.

É certo que há amigos e AMIGOS. Há pessoas que conhecem todos os nossos defeitos e que, apesar deles, permanecem ao nosso lado e nos querem bem. Pode ser que compartilhem conosco o sangue – como irmãos e primos que podem ser grandes amigos por sua presença nos caminhos de nossa vida, mas pode ser também que não.
Há algo muito claro no entanto: há amigos que ganham o título de companheiros de vida. Eles são nossa fortuna, nosso grande tesouro e graças a eles mantemos nossa árvore de relações repleta de amor.

A árvore de amigos, a árvore de nossa vida

Há um texto de Jorge Luis Borges que ilustra de modo maravilhoso a importância dos amigos em nossa vida. Nessa passagem do livro “A árvore da vida” são listado os tipos de amigos que fazemos ao longo de nossa vida:

Existem pessoas em nossas vidas que nos fazem felizes pela simples causalidade de terem cruzado nosso caminho. Algumas percorrem o caminho a nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre uma passada e outra. A todas elas chamamos de amigos e há muitos tipos deles. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um de nossos amigos.

O primeiro que nasce da semente é nosso amigo pai e nossa amiga mãe, que nos mostram o que é a vida. Depois vêm os amigos irmãos, com quem dividimos nosso espaço para que possam florescer conosco.

Passamos a conhecer toda a família de folhas, que respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta a outros amigos, os quais não sabíamos que iriam cruzar nosso caminho. Muitos deles denominamos amigos de alma, de coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando estamos bem, sabem o que nos faz felizes.

E algumas vezes um desses amigos de alma faz um estalo em nosso coração e então acaba virando uma paixão. Esse passa a dar brilho a nossos olhos, músicas a nossos lábios, saltos a nossos pés. Mas também há aqueles amigos que ficam só por um tempo, talvez em uma viagem de férias, ou uns dias ou algumas horas. Eles nos acostumam com o sorriso em nosso rosto durante o pouco tempo em que estamos perto.

Falando disso, não podemos esquecer os amigos distantes, aqueles que estão escondidos entre os galhos, e que quando o vento sopra sempre aparecem entre uma folha de outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem no outro verão e outras ficam por muita estações. Mas o que nos deixa mais felizes são as folhas que caíram mas continuam por perto, alimentando nossas raízes com alegria. São lembranças de momentos maravilhosos de quando cruzaram nosso caminho.

Desejo a você, folha de minha árvore, paz, amor, saúde, sorte e prosperidade. Hoje e sempre… Simplesmente porque cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Haverá os que levaram muito, mas haverá também os que não deixaram nada. Essa é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente que de que duas almas não se encontram por acaso.”

Relações significativas baseadas no respeito

As relações saudáveis são baseadas no respeito e no equilíbrio, são contratos implícitos que se estabilizam mediante trocas afetivas e cúmplices com os quais podemos nos abrir e nos mostrar exatamente tal qual somos.

É maravilhoso ser consciente de tudo o que podemos compartilhar com uma pessoa que gostamos e que gosta de nós.

Está demonstrado em estudo científicos que o apoio emocional e social nos protege do desenvolvimento de doenças e que favorece uma boa evolução e proteção de, por exemplo, a reincidência em problemas como o câncer.

Assim, sabendo disso, é evidente que o melhor que pode nos acontecer na vida é encontrar alguém com quem possamos rir, falar e chorar. É gratificante saber que há alguém que se preocupa conosco e está atento ao que acontece ou deixa de acontecer com a gente.

Assim, não é necessário que tenhamos muitos amigos, mas o mais importante é ter os melhores amigos junto de nós. Sabemos o quanto é bom saber que gostam de nós e que podemos contar com os verdadeiros amigos, que se contam nos dedos das mãos porque alcançar um carinho tão especial não é algo que acontece assim tão facilmente.
Por isso, quem tem um amigo tem um tesouro, e a cumplicidade de duas pessoas que sabem que se gostam é uma verdadeira fortuna, pois grande parte de nossa capacidade de ser livres e crescer está baseada na existência de portos seguros.
FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS