O que satisfaz a alma é a verdade

Mentir ou não dizer a verdade para não machucar uma pessoa ou para ocultar uma realidade é algo que acontece com todos nós ao longo da vida. Tememos machucar alguém, temos vergonha do que os outros possam pensar e nos recusamos a mostrar nossos sentimentos.

Mas quando não falamos a verdade ou não falamos toda a verdade, algo em nosso interior se retorce, nos lembra de que não estamos sendo honestos com nós mesmos, sentimos que algo falha. Às vezes ocultamos nossa idade real, ou nosso nível em um idioma, ou em aspectos mais importantes como nossos sentimentos.

“A verdade se vive, não se ensina.”
-Hermann Hesse-

O medo de dizer a verdade

Muitas vezes tememos dizer a verdade pelo medo do que os possam pensar, mas esse motivo pode nos afundar em uma realidade que não é a nossa, pode nos converter em uma pessoa que não somos realmente.

 

A honestidade é uma das características básicas para se relacionar com outras pessoas e é fundamental cuidá-la e respeitá-la, fazendo com que ela nos acompanhe em todas as nossas ações e palavras.

Não devemos nos esquecer de que o medo é uma emoção que previne frente a uma situação potencialmente perigosamas como toda emoção, pode ser administrada e controlada. Os neurocientistas se perguntaram se o medo é simplesmente um mecanismo de defesa frente a alarmes psicossociais, que nos impulsiona para o esquecimento e o ocultamento do que sabemos ser verdade.

A valentia necessária para dizer a verdade

Dizer a verdade é realmente um ato de valentia em algumas ocasiões, é falar com o coração e dizer o que realmente se pensa, não se esconder sob falsas aparências. Ser valente significa olhar a outra pessoa nos olhos e dizer que gosta dela, é conseguir que nossa alma e nosso coração batam ao mesmo tempo diante das palavras que surgem do mais profundo de nosso ser.

“A verdade se corrompe tanto com a mentira quanto com o silêncio.”
-Marco Tulio Cicerón-

Quando dizemos a verdade nos despimos diante dos outros, nos mostramos como somos e isso pode dar medo, mas não é possível se ocultar durante muito tempo sob falsas camadas, sob aparências inventadas.

Se você errar, peça perdão

Todos nós cometemos erros ao longo da vida ao tentarmos proteger alguém, por exemplo, e ocultamos a verdade, mas de alguma forma, a verdade sempre aparece e nosso erro se mostra. Nestes casos, peça perdão, seja honesto e você se sentirá reconfortado e valorizado.

Errar é humano se não há intenção de fazê-lo, e a única coisa que devemos fazer é aprender a lição e evitar que aconteça novamente. Trata-se de refletir sobre o ocorrido e ser honesto com nós mesmos e com os demais.

Os benefícios de dizer a verdade

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, constatou que a média de mentiras que os americanos verbalizavam por semana é de 11. Durante 10 semanas eles analisaram as respostas de 110 pessoas em certas situações.

Metade das pessoas foram treinadas para dizer menos mentiras, e esse grupo foi o que, de acordo com a professora de psicologia Anita E. Kelly, apresentou melhoras na saúde. Estas melhoras consistiram em uma menor tensão e menos dores de cabeça e de garganta.

Por que mentimos?

No geral as pessoas mentem por três razões: para se adaptar a um ambiente hostil, para evitar castigos e para conseguir prêmio ou ganhar algo. Por exemplo, existem pessoas que mentem sobre alguma habilidade profissional para conseguir um trabalho, mentem para conseguir um prêmio, outras vezes, as pessoas mentem quando se sentem atacadas, para conseguirem serem aceitas.

“A verdade existe, somente a mentira se inventa.”
-Georges Braque-

Não devemos nos esquecer de que as mentiras tem uma relação direta com a autoestima. Mentimos quando nosso ego se vê ameaçado ou quando queremos tirar proveito de uma situação. Neste contexto, a mentira é um mecanismo de defesa, uma arma para a sobrevivência. Mas em todos os casos, é preciso diferenciar quem sente culpa e remorso de quem não sente nada e acaba acreditando em seu próprio engano.

A verdade sempre aparece

Não devemos nos esquecer de que o que ocultamos, o que não dizemos, sempre aparecerá de uma forma ou de outra. A verdade sempre encontra um caminho para se tornar real, para se manifestar, porque é a verdade que satisfaz a alma, que a enaltece e a faz ser livre. 

“A pessoa que não está em paz consigo mesma será uma pessoa em guerra com o mundo inteiro.” 
-Mahatma Gandhi-
FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS