Não temo quem me ataca, mas sim o falso amigo que me abraça

Na vida não faltam ocasiões nas quais nos surpreendemos com as atitudes das pessoas que nos rodeiam. Aquelas que acreditávamos serem fiéis e leais ao sentimento da amizade. De fato, não conseguimos reconhecer muitas vezes o falso amigo até que o dano esteja feito…

A verdade é que os ataques pelas costas, no geral, causam grande sofrimento. O sofrimento costuma ser insuportável pelo fato da quebra da confiança por alguém que, em algum momento, você teria colocado a mão no fogo.

Ainda que seja difícil nos protegermos da hipocrisia e da traição daquelas pessoas que consideramos amigos, é importante levarmos em consideração que ainda que nem tudo que reluza seja ouro, ainda podemos confiar no mundo.

A amizade, um bem muito precioso

Como todos sabemos, a verdadeira amizade é um bem escasso que se nutre de bons sentimentos, esperanças e expectativas. Assim, quem tem um amigo não tem um tesouro, tem uma fortuna.

Por mais terrível que pareça, as amizades também caducam (assim como os relacionamentos). Caducam quando deixamos de cuidar dela e esquecemos os valores que a sustentam.

O ruim é quando a traição e a mentira entram no jogo dos disfarces de boas intenções. Dessa maneira, o campo se inunda de hipocrisia  e de falsidade.

Nesses momentos, podemos sentir que algo se quebra em nosso interior e que nosso mundo dá uma volta. Nossos castelos desmoronam-se e nos vemos com um mundo totalmente destruído.

Reconstruir a fé na humanidade e nos sentimentos pode não ser algo muito fácil. Assim, pode ser difícil, inclusive, deixar essa parte ir embora de nossas vidas.

Nesse sentido, aquelas amizades que nos traíram não honram o fim da amizade, simplesmente foram relações que até puderam ter momentos bonitos, mas que se transformaram no meio do caminho, ou talvez, desde o princípio.

O perfil do falso amigo

Há 5 perfis possíveis de falsos amigos que devemos reconhecer para nos prevenirmos e evitarmos que influenciem nossas vidas.

1. Aquele que sempre pretende ser o melhor

Ter ambições e inquietações não é algo ruim, mas há pessoas que sempre querem ser superiores. Caracterizam-se por não se alegrarem e não ficarem nunca felizes com nossas conquistas. Sempre estarão melhores que nós e não nos escutam, só querem ser escutados.

2. Aquele que sempre tem problemas

Definem-se incapazes de se sentirem afortunados e sempre buscam incessantemente compaixão e apoio. Queixam-se por tudo, e a vida sempre é um drama para eles. Não importa se você está passando por um momento ruim, acabarão nos consolando e, em meio a tudo isso, acabaram reclamando de tudo o que está acontecendo com eles.

3. Aquele que sempre faz com que você se sinta mal

São pessoas que fazem com que nos sintamos culpados e egoístas, cada vez que movem um dedo ou abre a boca para falar algo. Tudo o que você fizer estará errado, e nunca farão você sentir que está fazendo algo correto, a menos que queiram algo de você.

4. Aquele que só quer fofocar

Fofocar, falar mal dos outros ou julgar qualquer coisa são suas melhores qualidades. Quando você está com eles percebe que só costumam questionar e só lhes interessam os últimos acontecimentos de sua vida, e de maneira insistente.

5. Aquele que só busca tirar proveito

Existem pessoas que tratam de tirar benefício de tudo, até nas situações mais difíceis. Geralmente, a balança inclina-se a seu favor e só vão chegar perto de você se tiverem garantia de que vão conseguir tirar algum proveito da situação.

Ainda que me decepcione uma ou outra vez, ainda acredito que existe gente boa no mundo

Pois sim, existe gente boa. Nem uma nem cem traições podem fazer com que acreditemos que o mundo está cheio de escuridão. Além disso, é claro que não somos infalíveis, e que as vezes cometemos erros sem a intenção de “apunhalar pelas costas”nossos amigos.

De fato, nem todo mundo é mal ou bom em sua totalidade, só que quando nos traem, o ator desse ato nos parece um terrível demônio. Ainda assim, é bom usarmos essas experiências para aprendermos a ver as coisas e escolhermos quem queremos ao nosso redor.

É provável que por mais armaduras que coloquemos, continuemos encontrando relações ruins pelo caminho. Por isso, mesmo que as dúvidas, os receios e a falsidade só nos causem danos e nos envenenem, devemos nos esforçar para cultivar a franqueza, a honestidade e a lealdade. Sem armaduras e sem máscaras, só de maneira sincera.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS