Liberte-se e otimize sua rotina!

Cerrta vez eu li uma reportagem sobre o Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, na qual ele responde uma pergunta sobre por que ele veste a mesma camisa todos os dias. Ele disse que procurava ‘tomar o menor número possível de decisões sobre tudo o que não for realmente fazer a diferença naquilo que ele nasceu para fazer’, que no caso, ele diz que é `servir`. Verdade ou não, eu fiquei bem reflexiva com essa declaração. Decidir todo santo dia a roupa do trabalho é algo tão importante assim para que eu gaste neurônios e tempo com isso? O que realmente importa no nosso dia? Quantas preocupações poderia evitar ao longo da semana?

Muito além de terceirizar vários serviços em nossas vidas para evitar preocupação e torná-la mais leve, acredito que tomar melhores decisões através da observação da nossa rotina nos poupa energia e libera tempo para focarmos no que é realmente importante e relevante para nós.

Como fazer isso?

Eu mesma venho observando meus dias e semanas tentando identificar algumas atividades que podem ser feitas diferentes e economizar pensamentos e preocupações para destiná-los à tarefas e atividades que são realmente importantes na minha vida! Uia! Quanta evolução!

1. CANSEI DE DECIDIR E PREPARAR A COMIDA DE TODO SANTO DIA!

A campeã das atividades que tomam muito tempo e preocupação das seguidoras do @rotinafinanceira é elaborar o cardápio e cozinhar para a semana! Super me identifico! A Cris, a Debora e a Karoline postaram que definir o menu do dia e prepará-lo todo dia é hard e exige muito esforço mental! Haaaja criatividade para elaborar cardápio toda semana, definindo o que vai comer todos os dias! Qualquer coisa nunca serve para nós, certo? Também tem que ser light, saudável, nem pensar em fritura, hambúrguer e nem nada desses pãezinhos frango com catupiry da padaria. Como lidar? Compartilhe! Uma semana a tarefa é sua, na outra é do seu parceiro. Faça sopas, corte temperos em geral, prepare molhos e congele tudo! Prepare travessas de quibe assado, escondidinho e coisas do gênero. Tire um dia para a cozinha e ponto. Quando a criatividade morrer, é hora do seu amado te levar para comer fora e vocês colocarem o papo em dia, só os dois! <3

2. LOCOMOÇÃO SEM STRESS, POR FAVOR

Eu me sinto muito privilegiada de morar numa cidade grande como São Paulo e constatar a cada dia que eu não preciso de um carro. Tirando a questão financeira – vejo o carro como uma despesa e não investimento, veja só como usar o carro todos os dias consome seu tempo e sua energia: procurar vaga, decidir onde estacionar, identificar o posto que tem menor preço de gasolina, lembrar de encher o tanque, ter atenção para não tomar multa, não esquecer de renovar o seguro, dirigir pelos outros, pagar imposto e, claro, ter paciência no trânsito. OK que outros meios de transporte têm seus problemas, porém, faça um teste rápido: monte uma listinha de prós e contras para cada meio de transporte e veja qual deles tem o melhor saldo final – daí inclua a questão financeira, de saúde e todos os outros quesitos!

3. BRIGA COM O GUARDA-ROUPAS ÀS 7HS DA MATINA?

Para muitas de nós não há nada mais difícil ou torturante do que ter que decidir qual roupa vestir para o dia que acabou de nascer. Nós não queremos qualquer coisa, qualquer peça ou qualquer combinação. Queremos nos sentir lindas, elegantes, confortáveis, mostrar que temos personalidade através do nosso look. E sem ter a surpresa de que aquela peça pensada desde a hora do banho matinal está amarrotada ou na cesta de roupa suja. Nossa! Muita coisa para uma manhã preguiçosa, hein?

Pois bem, se liberte! Sinta-se linda pela sua capacidade, sinta-se elegante pelo modo com que trata os outros, sinta-se confortável pela maneira com que lidera suas tarefas e equipe. E seu look do dia não será mais um fardo para você! Será apenas um reflexo visual daquilo que você é e representa para as pessoas que participam do seu dia.

Agora, dicas práticas para te ajudar: cabelos, unhas e make up são o front da sua produção. Como não exige manutenção diária (eu uso sempre a mesma make, só troco o batom!), facilita um pouco a vida.

E uma dica preciosa: tenha menos roupas no armário! Girls, quanto mais roupa vocês tiverem, mais indecisas serão na hora de se vestirem. Principalmente se você tem peças que não usam há meses. Elas vão confundir você, pois seu armário estará lotado, mas nada será atual ou do seu gosto. Livre-se delas, crie sua lojinha no Enjoei, pegue o dinheiro e compre peças novas e curingas!

4. LIDANDO COM O NAMORADO E A INDIVIDUALIDADE

Namorar é tão bom! Mas dá um trabalhiiiiinho! Quem me disser que é super tranquilo ainda não reparou o quanto de esforço de tempo, dedicação, atenção, emocional, financeiro, familiar, dentre outros, precisamos ter com o outro (e com nós mesmos!) para construir uma relação saudável, feliz e evolutiva. Para minimizar as discussões sem fim sobre as prioridades do relacionamento, vai aí uma dica valiosa: priorize você o que é importante para você em sua rotina, assim como incentive ele a fazer o mesmo. Da mesma forma que você não pode faltar sua aula na pós, ele não pode faltar o futebol dele. E da mesma maneira ele não reclama que você desmarca com suas amigas para ficar com ele, não exija o mesmo quando seus planos mudarem. Discussões assim podem destruir seu humor e seu dia (e o dele também!). E são tão desnecessárias para sua pele linda e macia, não acha?

5. SUA CASA, SEU LUGAR DE PAZ

Se você tem uma faxineira e mesmo assim tem dores de cabeça com a limpeza e organização da sua casa, está na hora de refletir alguns pontinhos básicos para facilitar sua vida e a dela. Como é a sua casa, o zelo maior por ela deveria vir de você. Na internet tem varias listas de organização e faxina para você imprimir e deixar para moça não errar na próxima vez. Uma outra forma e dar uma avaliada na casa quando ela terminar o serviço é anotar o que não ficou do seu agrado. Na semana seguinte será só pegar a listinha e falar com ela amigavelmente!

Percebeu quanta coisa do dia-a-dia exige esforço mental? Que tal observar sua rotina e colocar essas dicas em prática? Liberte-se do que exige muito e traz pouco retorno! Tente otimizar algumas tarefas diárias! Preserve tempo e energia para focar naquilo que realmente faz a diferença na sua vida!

Vamos juntas? Um beijo!

COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS