Ignorar as suas feridas emocionais é um erro

Todos nós temos feridas emocionais, mas nenhuma é igual a outra. Algumas são superadas com sucesso, enquanto outras precisam de um pouco mais de tempo para cicatrizar. Estas feridas ocorrem de muitas formas: através de uma traição, abandono, injustiça, humilhação, etc.

Quando tentamos esconder um ferimento físico ele se infecciona, e cedo ou tarde volta a sangrar. No entanto, se o lavarmos e fizermos os devidos curativos ele vai nos incomodar, mas vai cicatrizar mais rapidamente. O mesmo ocorre com as feridas emocionais. Por isso ignorar uma ferida não é a melhor opção.

“As feridas não significam que você perdeu, mas que você se importa o suficiente para lutar”.
-Anônimo-

O tempo não cura as suas feridas emocionais

“O tempo curará as suas feridas” é uma mentira que sempre nos dizem, porque o tempo não cura nada se antes não aplicarmos os cuidados necessários. É claro que o tempo é um aliado, desde que apliquemos os curativos até ela cicatrizar.

Como eu sei que a ferida está cicatrizada? Quando você não tem mais a necessidade de revidar, quando tudo já foi dito e resolvido, quando não houver mais rancor, a sua ferida estará cicatrizada. Você perceberá quando isto acontecer, é uma porta que se fecha.

Acreditar que o tempo curará todas as suas feridas não é a melhor solução. Todos nós temos algum exemplo em nossas experiências de vida: em algum momento tentamos ignorar a dor por medo de enfrentá-la ou porque acreditamos que não era importante. No entanto, ignorar uma situação pode prolongar o sofrimento e dificultar a cura.

“Há muito tempo eu aprendi que para curar as minhas feridas era preciso ter coragem para enfrentá-las”.
-Paulo Coelho-

Você pode deixar o tempo passar e ignorar essa ferida para não vê-la sangrar, mas você sabe que está sangrando e que precisa de um curativo. É um erro tentar escondê-la de qualquer forma, acreditando que o tempo fará a sua parte.

Não se distraia

A distração provoca o mesmo efeito que o tempo. Ela nos distrai enquanto tentamos cobrir ou ignorar o que nos faz sofrer. Mas, o que acontece quando você está sozinho? O que acontece quando você não tem com o que se distrair?

A distração apenas nos atordoa, enquanto no nosso íntimo estamos sofrendo muito. A distração é momentânea e a dor volta a atacar mais cedo ou mais tarde.

Estas são crenças que nos ensinam ao longo da vida, talvez porque enquanto estamos distraídos as pessoas acreditam que estamos bem. Podemos até nos divertir! O problema vem depois, quando toda essa distração acaba.

Curar as feridas e seguir em frente; não é fácil, mas é o único caminho…”
-Paulo Coelho-

Não se distraia e enfrente a sua dor. Ninguém gosta de enfrentar algo que dói, mas é melhor enfrentar agora do que prolongar esse sofrimento que pode aflorar a qualquer momento. Agora é o momento certo: cure a sua ferida.

Você precisa ser forte

Algumas pessoas dizem que a dor que afeta o coração dói mais do que aquela que afeta o físico. É normal: a dor física não nos afeta emocionalmente, mas a dor emocional ou sentimental sim.

Você pode e deve ser forte. Pode ser forte para aguentar e não se deixar levar pela tentação das distrações e do tempo, porque sabe que essa não é a melhor solução e quando a dor voltar será muito pior.

Nunca lhe disseram: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje? Você pode utilizar esse ditado popular nessa situação. Não deixe de agir por medo do que talvez possa acontecer…

“Já foi dito que o tempo cura todas as feridas… Não concordo, a ferida continua. Com o tempo, a mente se protege da insanidade cobrindo a ferida com cicatrizes e a dor diminui, mas nunca desaparece”.
-Rose Kennedy-

Aqui não cabem suposições. É claro que sempre guardamos uma esperança bem lá no fundo, por isso é tão difícil soltar as armadilhas do tempo e das distrações. Mas, o que vale a pena? No final, você já sabe qual será o resultado.

É importante se afastar de tudo o que o impede de parar e enfrentar a sua ferida. Toda vez que pensar nela, sofrerá. Não esconda a ferida por medo de encará-la de frente e reviver essa dor. Então não se preocupe, seja forte e enfrente a situação. O sofrimento será muito menor se enfrentar tudo agora e não procrastinar. A hora é agora, feche as suas feridas.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS