Gosto das pessoas que tocam a minha alma sem pedir licença

As pessoas que admiro cabem nos dedos de uma mão. São as que observo e escuto em silêncio, são as que me enriquecem e as que, quase sem querer, me fazem melhor a cada dia. Agora, elas nem se dão conta, porque os seus corações são humildes e não compreendem o alcance dos seus exemplos.

Poderíamos dizer sem medo que toda pessoa precisa de alguém para admirar, alguém que lhe sirva de referência e que a inspire. Não se trata de adotar um modelo, de imitar as palavras de um pensador, um escritor ou um guru da mídia. Também precisamos de referências próximas.

Existem pessoas que aparecem nas nossas vidas como trazidos por um desígnio casual no momento mais adequado. São um sopro de ar fresco que reconforta a mente e a alma, se encaixam aos nossos valores e se instalam nos nossos corações quase sem pedir licença.

É possível que você identifique esse tipo de pessoas em algum familiar, em um amigo ou inclusive, por que não, no seu companheiro. Se é assim, se você já conta com essa presença positiva e reconfortante, não a perca. Cuide dela, esteja atento a ela e deixe-se envolver por cada um dos seus estímulos positivos

Costuma-se dizer que há presenças sem igual ao longo das nossas vidas, pessoas que deixam marcas. Já que todos somos breves inquilinos deste mundo, não hesite em aproveitar cada instante, cada momento na sua companhia.

Pessoas significativas que enriquecem, que somam e não subtraem

Certamente ao longo da sua vida você já cruzou com pessoas que tiram mais do que contribuem, que subtraem mais do que enriquecem. É algo comum e não por isso é preciso se frustrar ou se dar por vencido.

Na vida sempre existirão pessoas que valerão a pena, seres que dão calor em dias escuros e que dirão a palavra certa no instante mais necessário. A bondade, como a luz do sol, é algo que nunca se extinguirá.

Algo que devemos ter sempre presente é que para construir esse tipo de relacionamento positivo e significativo é preciso também colocar um tanto de si e fazer a sua parte.

  • Confie. É possível que você tenha sido ferido muitas vezes ao longo da sua vida, que a família tenha falhado com você nos momentos mais cruciais. Agora, não cometa o erro de fechar o seu coração e vesti-lo de amargura.
  • Deixe-se levar pelos seus sentidos. A bondade atrai a bondade. Se a sua essência é nobre, você se unirá a alguém com as mesmas características, com os mesmos valores. Se alguma vez você se enganou, com certeza agora você já tem uma lição aprendida e sabe muito bem quem merece estar na sua vida e quem não.
  • Aprenda. Nunca se deve deixar de aprender, e para isso é preciso ser humilde. Os livros certamente dizem muito, a vida também já deve ter lhe ensinado uma infinidade de coisas… Agora, se existe algo autêntico e enriquecedor é permitir abrir o seu coração a pessoas que podem enriquecê-lo, oferecer outros pontos de vista, transmitir calma e bem-estar…

Os pilares dos relacionamentos significativos: compromisso e confiança

.

Não importa se essas pessoas que habitam a sua alma são seus pais, seus irmãos, seus amigos ou seu parceiro. Todo relacionamento significativo e enriquecedor está sustentado por duas raízes que nunca deveriam ser quebradas: o compromisso e a confiança.

As pessoas que tocam as nossas almas escrevem nelas com um fio dourado que nos sustenta e nos protege. Essa união sela um compromisso indestrutível baseado na confiança e na reciprocidade.

Os relacionamentos significativos, esses com as pessoas que sem saber direito como, são guias e hóspedes em nossos corações, se diferenciam do restante de muitas formas diferentes. São pequenos detalhes que são intuídos quase que a partir do primeiro momento.

  • Essa amizade, esse carinho, não se mede pela quantidade de vezes que nos vemos na semana. Nem pelos favores que fizermos, nem pelas confissões, nem pelos cafés compartilhados. É medido pela qualidade e pela cumplicidade desses instantes vividos.
  • A confiança vai mais além de um “você me dá e eu te dou”. É um “estou aqui para você”, e com isso já não é preciso dizer mais nada; o carinho e a cumplicidade estão implícitos.
  • Neste tipo de relacionamentos podemos ser nós mesmos em toda a nossa profundidade, nuances e detalhes. A outra pessoa conhece muito bem as nossas sombras e defeitos, contudo, quase sem perceber vai nos ajudando a sermos melhor do que fomos ontem.

Existem pessoas de essência verdadeira, de sorrisos autênticos que nos ensinam a ser mais completos. Às vezes todos precisamos desses encontros, porque a vida não é só uma rotina interminável.

Viver é deixar-se surpreender e permitir-se o imprevisto, é dar passagem a estes relacionamentos positivos que nos trazem ventos novos que enriquecem corpo e mente, e que quase sem pedir licença… vão se instalando em nossas almas.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS