Escolha amar sem sofrer

Se você já passou por muitos relacionamentos amorosos frustrados, talvez tenha chegado à conclusão de que amar dói mais do que deveria e mais do que nós merecemos. O amor nos dá muita felicidade, mas se não soubermos lidar com ele e se não estivermos com a pessoa certa, pode ser difícil amar sem sofrer.

Infidelidade, dependência, ciúmes… tudo isso nos faz sofrer por amor. Será que esperamos demais de uma pessoa amada? Por que essa felicidade de repente vira dor? Hoje eu quero escolher amar sem sofrer, mas como fazer isso?

“Amar dói. É como se nos deixássemos esfolar sabendo que a qualquer momento a pessoa pode partir com a sua pele.”
-Susan Sontag-

Aprendemos a sofrer por amor?

Certamente você nunca pensou nisso, mas e se, por algum motivo, tivermos aprendido a sofrer por amor? Inconscientemente e sem querer. Às vezes achamos que temos um pensamento totalmente diferente e livre, mas não somos conscientes de que nos ensinaram desde pequenos a sermos como somos. Se tivéssemos nascido em outro lugar, provavelmente seríamos de outra forma.

Então… o que aconteceria se você tivesse nascido num lugar onde um homem pudesse ter várias mulheres? O que seria dos ciúmes? A nossa cultura nos ensina que o amor é muito bonito, e sem ele parece que não conseguiremos alcançar a felicidade desejada. Mas essa felicidade traz uma série de efeitos secundários. Quer saber quais são?

  • O medo da rotina que todo casal deve enfrentar.
  • As discussões que podem prejudicar ou enriquecer o relacionamento.
  • Os ciúmes que podem destruir a confiança.
  • As infidelidades que nos ferem e nos fazem sentir que fomos traídos.

Estas são só algumas das coisas que você tem que enfrentar quando está em um relacionamento sério. Porque, curiosamente, quando estamos namorando, consideramos nosso parceiro como se fosse propriedade nossa. Esperamos muito dele e qualquer coisa inesperada (infidelidade) pode nos decepcionar.

Pense… todo relacionamento é baseado em confiança, mas é preciso ser realista! Muitos relacionamentos irão decepcioná-lo, porque vão destruir a confiança que você lhes deu…

“Amar é dar a uma pessoa o poder de te destruir e confiar que ela não o fará.”
-Anônimo-

Não sofra mais por amor! Aprenda a amar sem sofrer

Quase todos temos a mesma visão sobre o que é um relacionamento amoroso. Nela encontra-se tudo o que foi mencionado anteriormente: que não haja infidelidades, que se consiga superar a rotina, etc. Mas você quer deixar de sofrer por amor? Deveríamos ser felizes no amor, mas não sofrer por ele. Como se libertar deste sofrimento e amar sem sofrer?

  • Não dê tudo pela outra pessoa, proteja-se.
  • Seja sempre você mesmo, não permita que mudem suas características pessoais.
  • Tenha um namorado para fazê-lo feliz, não para chorar.
  • Não se comprometa com alguém sem o conhecer bem.
  • Respeite os espaços pessoais, seja independente!

Estas são apenas algumas questões que você deve ter em conta para deixar de sofrer no amor. Porque muitas vezes esse medo somos nós que criamos sem fundamento algum. Por exemplo, nunca se permita depender do seu parceiro. Isso não o fará feliz, nem fazer tudo juntos. Respeitem as amizades um do outro, passem um tempo sozinhos. Não é necessário estarem sempre juntos, pois isso pode danificar o seu relacionamento a longo prazo.

Da mesma forma, algumas pessoas tendem a dar tudo pela pessoa que amam. Cuidado com isso! É claro que você dá tudo pela pessoa amada, mas tem certeza de que ela não vai machucá-lo? Quando você ama alguém, imediatamente você se torna vulnerável. Se a outra pessoa quiser, ela vai magoá-lo e você talvez nem se dê conta. Inconscientemente, você lhe dá o poder de te destruir.

“Nos conformamos em viver infelizes porque temos medo da mudança.”
-John W. Jacobs-

É bonito amar, mas muitas vezes estar em um relacionamento nos deixa mais infelizes do que se estivéssemos sozinhos. Examine o quanto o seu relacionamento pode fazê-lo feliz e o que você deveria mudar para desfrutar plenamente do seu namoro. Você não merece sofrer por amor.

O amor existe para ser vivido com paixão, com felicidade, com carinho, com confiança… A dor não é algo que pertença a essa palavra. Por que você se esforça tanto em sofrer por amor? Esforce-se para amar sem sofrer!

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS