Erros do passado: Aprenda com eles ou sofra por eles.

Quem nunca viveu experiências que gostaria de apagar da memória?

Atitudes impensadas, imaturidade e escolhas erradas fazem parte da escola da vida. Saber lidar com as memórias amargas é entender que os erros e fracassos do passado são fundamentais para o aprendizado.Olhar para um passado ruim com otimismo pode motivar a mudança, afinal, se o resultado não foi o esperado, essa é uma grande oportunidade de mudar as atitudes no presente. O passado ficou para trás, mas o futuro só depende de você. Veja como superar e conviver com as lembranças de um passado nebuloso de forma positiva:

A culpa é um peso desnecessário para se carregar

Evitar o excesso de bagagem na sua caminhada é fundamental. Os arrependimentos são experiências de vida que você não deseja mais viver, mas cuidado para não transformá-los em culpa. Carregar esse peso extra vai atrapalhar o futuro. Você não possui controle sobre o que passou, então concentre sua energia nas estratégias para alcançar seus sonhos e aproveite a cada dia a chance de viver o presente. Ele é a grande oportunidade de fazer um futuro diferente.

Atitudes iguais geram resultados iguais

Se na memória existem lembranças de um passado que não traz muito orgulho, vale refletir sobre as atitudes que levaram até as consequências vividas. Se o resultado não foi satisfatório, talvez seja o momento de mudar a forma de agir para conseguir o resultado que deseja. Comodismo, medo e conformismo são posições que nos impedem de promover mudanças positivas na vida. Atitudes iguais geram resultados iguais.

Muitas vezes nos arrependemos por querer levar vantagem. Será que o risco vale a pena?

Os bem sucedidos também já erraram algum dia

As experiências de um passado negro podem fazer parte da vida de qualquer pessoa. Muitos homens de sucesso vistos hoje como vitoriosos, já amargaram erros cometidos no passado, derrotas e fracassos em seus currículos. A grande diferença é que assumem essas vivências com um olhar otimista, usando-as como estímulo e fonte de entusiasmo para superar os obstáculos da vida. Transformar a lamentação em poder de decisão é a característica marcante desses homens. Inspire-se.

Não se perca no caminho

Se caiu, levante e busque se equilibrar novamente. Manter o foco em projetos e objetivos futuros vai impedir que haja tempo perdido para lembrar de coisas que não servem mais. Ficar olhando para trás pode fazer você se perder no meio do caminho e também impedir que preste atenção nos possíveis obstáculos que podem surgir pela frente.

passado3

Não tenha vergonha de assumir o passado

Fingir que nada aconteceu não vai apagar da sua mente as memórias de um passado obscuro. Enterrar o passado pode impedir a autorreflexão do que pode ser melhorado, além manter o assunto mal resolvido incomodando nos pensamentos. Todo dia as pessoas têm que tomar decisões, fazer escolhas e assumir riscos. Estar sujeito a erros, decepções e fracassos faz parte da vida de qualquer pessoa, e se o passado é negro, não há problema em assumi-lo. Aprenda com os erros e procure evoluir.

Aproveite a chance de fazer diferente

Todos nós somos capazes de aprender e evoluir. É você quem faz as suas escolhas e o livre arbítrio é a grande oportunidade de tentar mudar o que não está bom. Se está infeliz com os resultados, talvez seja o momento de mudar a direção. Só você pode mudar o rumo do caminho que está seguindo. Não tenha medo de mudar e tentar se tornar uma pessoa melhor. Tenha medo de ficar parado, pois essa é a única maneira de não evoluir.

 






COMENTÁRIOS