Detox Emocional: como se livrar de pensamentos ruins

Sentimentos ruins invadem sua mente o tempo todo? Ajudamos você a lidar com isso aqui.

​“Bater a bad”: expressão usada quando chegam pensamentos ruins/desmotivadores na sua cabecinha e você não consegue se livrar deles. Pode ser a morte de um ente querido, a briga com o namorado, a falta de grana…qualquer assunto chato pode chegar à sua mente, do nada, e se instalar ali. Sejamos sinceras: por mais que a vida pareça um conto de fadas e você esteja feliz em todas as esferas — amor, carreira, saúde, família, amigos, etc. —, é fato que, de vez em quando, a bad bate.

Mas, por que surgem os pensamentos ruins? É comum tê-los?

Para Karina Oliveira, terapeuta holística e coach de São Paulo, isso acontece ao nos desconectarmos da nossa essência, daquilo que verdadeiramente somos. “Quando deixamos de atender os anseios da alma e passamos a agir para atender as ‘necessidades’ que foram impostas pela sociedade, pela família, pela empresa, etc., e que não necessariamente têm ressonância com nossa verdade interna”. O psicoterapeuta clínico Fernando Vieira Filho, de Uberaba, MG, diz que esses pensamentos são absolutamente normais. “Pensamentos negativos e tristes fazem parte de nossa vida e temos que aprender a lidar com isso, aprimorando nosso autoconhecimento”.

No entanto, é importante não deixar que eles prevaleçam para que não sejam o estopim de uma doença mental, como a depressão, por exemplo. Caso perceba que, além dos maus pensamentos, você está se afastando dos amigos, sem apetite, sem vontade de acordar, de trabalhar, de tomar banho, é importante buscar ajuda de um médico psiquiátrico.

E, então, qual a melhor maneira de não se deixar levar pelo sentimento negativo?

Não fixando nossa mente no passado, já que isso traz culpa e mágoa. Como não podemos mudá-lo, não devemos perder tempo com ele, mas, sim, em viver o presente, dando um direcionamento positivo para nossas vidas. Karina explica que, cuidando da integração dos 4 corpos – físico, mental, emocional e espiritual – você afasta os sentimentos negativos. Como? Por meio de atividades físicas e meditação regulares, alimentação saudável, terapia para autoconhecimento e estudos, equilibrando, assim, os principais pilares da vida, que envolvem família, vida pessoal e trabalho.

Estou “na bad”. E agora?

Boas opções são meditação, ouvir música, ler bons livros, buscar atividades que lhe trazem prazer ou que proporcionam autoconhecimento, conversar com um amigo verdadeiro que lhe traz crescimento construtivo e estar rodeado de pessoas que contribuem para seu crescimento e desenvolvimento. Também é importante entrar em contato com seu lado espiritual, independente da sua crença ou religião.

Dicas para evitar maus pensamentos

Pedimos aos profissionais algumas dicas para evitar ter pensamentos ruins. As melhores você confere abaixo:

• Tenha uma alimentação saudável
• Pratique exercícios regularmente
• Construa uma boa rede de relacionamentos que lhe proporcionem trocas justas e saudáveis
Livre-se de relacionamentos tóxicos e destrutivos
• Trabalhe com o que te dá prazer, ou seja, o trabalho tem que ser uma fonte de realização interna
• Reconheça e agradeça suas conquistas, da mais simples à mais complexa. É a prática diária de gratidão, que nada mais é do que ao final do dia listar o que de bom e proveitoso teve no seu dia
• Busque novos e diferente conhecimentos Saia da sua zona de conforto e assuma riscos
• Desenvolva sua espiritualidade, sua conexão com o Divino; independente de crenças e religiões
• Pare de sentir culpa, ela é improdutiva e te “amarra” no passado. Siga sempre em frente e evite cair no mesmo erro
• Exercite o perdão e o auto-perdão sempre que necessário – lembre-se que ninguém é perfeito
• Evite assistir e ouvir programas que só mostram e falam sobre notícias ruins
• Procure ajudar o próximo sempre que puder

FONTETão Feminino
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS