Conheça 10 benefícios que a solidão pode trazer a sua vida:

Algumas pessoas pensam em “estar sozinho” como uma coisa ruim.

Mas, na verdade, estar sozinho não é “necessariamente uma coisa ruim, porque há um punhado de benefícios que surgem quando você abraça a solidão.

Eu não estou defendendo que você largue tudo e viva como Tom Hanks em “Náufrago”, porque ninguém pode discutir os benefícios e as alegrias, que vêm junto com o relacionamento com outras pessoas.

Mas eu estou dizendo que, uma vez que você aprender a gostar de estar sozinho, você pode crescer como pessoa.

Abaixo estão dez coisas incríveis que vão acontecer em sua vida quando você começar a gostar de estar sozinho:

1. Você terá tempo para recarregar as baterias

Muitas vezes, quando estamos cercados por outras pessoas, nós gastamos muita energia tentando manter os outros felizes, fazê-los rir, acalmar seus egos, ler suas emoções, e todos os outros rigores que vêm junto com a interação humanas.

Após longos períodos, mesmo sem perceber,  toda essa interação pode ser uma grande fonte de desgaste mental e emocional.

Um pouco de tempo sozinho permite recarregar as baterias e mudar o foco para si.

2. Você terá um tempo para refletir

Sua vida está sempre se movendo em um ritmo acelerado. Tão rápido, na verdade, que é provavelmente raro quando você tem um momento a sós para se sentar e refletir sobre sua vida.

Estar sozinho lhe dá a oportunidade perfeita para um pouco de auto-reflexão.

A solidão oferece o ambiente perfeito para a reflexão. Aprender a estar consigo mesmo, muitas vezes, é aprender a aceitar-se como humano cheio de defeitos e qualidades. Escolhas e consequências.

3- Você entrará em contato com suas próprias emoções

Mais uma vez, quando você está cercado por outras pessoas o tempo todo, você está constantemente tentando ler, e atender a, as emoções das outras pessoas. Tanto assim, que você pode acabar perdendo o contato consigo mesmo.

Quando você começa a gostar de estar sozinho, você vai ganhar uma maior perspectiva de suas próprias emoções. Você vai criar uma compreensão mais profunda do que te faz feliz, o que te incomoda, e o que você entristece. Isso com certeza te ajudará em escolhas futuras.

4- Você descobrirá que tem coisas que você gosta e pode fazer sozinho

Quando você está constantemente na companhia de outras pessoas, você está sempre fazendo concessões a fim de encontrar soluções para que todos do grupo possam desfrutar. E, infelizmente, as coisas que você mais deseja, nem sempre se alinham com o que o grupo quer.

Então, é fácil gostar de estar sozinho quando você percebe que isso lhe dá mais liberdade para fazer as coisas que você realmente quer fazer.

5. Em diversos assuntos, você pode se tornar mais produtivo

Estar na companhia de outras pessoas pode ser divertido e interessante, mas também pode afetar seriamente a sua produtividade. Há momentos em que a companhia de outras pessoas funciona como uma distração e te faz perder o foco.

Tempo gasto sozinho pode ser uma parte do tempo mais produtivo em sua vida-principalmente porque há menos distrações, e você pode simplesmente colocar sua cabeça para baixo e começar a trabalhar.

6. Você aprenderá a aproveitar seus relacionamentos ainda mais

Quando você passa um tempo sozinho, e, finalmente, começa a gostar de estar sozinho, você também descobrirá que pode desfrutar de seus relacionamentos com outras pessoas ainda mais.

E isso é por causa do tempo gasto sozinho que define melhor suas emoções e te ajuda a valorizar o que realmente importa nas outras pessoas. Estar com elas passará a ser mais proveitoso e agradável.

7- Você se sentirá mais independente

Uma vez que você gostar de estar sozinho, você vai se sentir mais confiante em sua capacidade de realmente estar sozinho. E isso leva naturalmente a um sentimento de maior independência.

8- Obter uma pausa de constantemente tentando manter outras pessoas felizes

A vida está cheia de relacionamentos, e a maioria dos relacionamentos dura apenas quando ambos os lados estão felizes. Isso, como dito no início, pode ser uma grande drenagem de energia.

Uma vez que você está sozinho, a única felicidade com que você tem que se preocupar é a sua própria.

Nunca subestime a necessidade de se preocupar com sua própria felicidade.

9- Você não precisará se desculpar por nada

Quando você começa a gostar de estar sozinho, você verá rapidamente que a solidão significa que você não tem que  pedir desculpas pelo que você fez.  Você toma e assume as consequências do que fez sozinho. Isso pode ser um grande salto na maturidade de suas decisões.

10- Não há necessidade de olhar para os outros buscando aprovação

Então, muitas vezes nos sentimos a necessidade de obter o “OK” de nossos amigos e familiares antes de tomar uma atitude. Estamos constantemente a olhar para as outras pessoas para o conselho sobre o que devemos fazer em seguida.

Claro, há momentos em que é não só perfeitamente aceitável parar e pedir conselhos, mas absolutamente necessário. Mas também há momentos em que é perfeitamente capaz de agir por conta própria e isso te dá autonomia e aumenta sua estima.

Quando você começa a gastar mais tempo sozinho, você vai aprender a confiar em seus instintos e tomar decisões sem qualquer aprovação de terceiros.

 

Não sinta culpa, isso não é egoísmo! Regular suas próprias emoções, fazer escolhas conscientes e assumir a responsabilidade por elas, é maturidade.

Quando mais madura, a pessoa tenderá sempre a ter relacionamentos mais verdadeiros.

 

FONTEConti Outra
TEXTO DEJosie Conti
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS