Como reconquistar um amor: dicas práticas para te ajudar nesta missão

Os relacionamentos amorosos não raramente acabam. Esse é um momento delicado para mulheres e homens pois pode existir a vontade de uma reconciliação

Ao término de uma relação, independente de quanto tempo ela durou, pode ser que uma das partes não fique bem resolvida. Muito provavelmente você já passou por isso ou viu várias pessoas em uma situação como essa. Principalmente quando a decisão do rompimento é tomada por apenas uma pessoa, e não em comum acordo, acaba que um dos dois pode sair machucado.

Psicanalista e coach especialista em relacionamentos, Silvana Rangel, acrescenta que “quando um relacionamento termina e um dos envolvidos continua amando, surge então a dor que para alguns é quase insuportável. Há um misto de sentimentos como saudade, abandono, frustração e rejeição envolvidos neste processo”.

Para começar a lidar com essa situação você precisa, antes de mais nada, saber responder a essa pergunta:

Tem certeza de que você quer mesmo voltar?

Na verdade, é comum que diante de um rompimento, um dos dois queira, pelo menos por um tempo, reatar. Pode ser uma resposta comum frente à ideia de uma mudança drástica. O medo da nova vida que virá pode fazer com que a tentativa de se manter no relacionamento pareça a opção mais segura. Por isso se faz necessário pensar bem, deixar as coisas esfriarem para que você possa realmente compreender se é isso mesmo que você quer.

É natural que a parte envolvida sinta vontade de voltar e queira reconquistar seu amor. Neste caso, é importante que a pessoa avalie quais os reais motivos que a fazem querer voltar porque muitas vezes a dor da perda é menor do que a dor da insegurança que o relacionamento causava”, aconselha Silvana.

Pense bem, você realmente o ama e quer conviver de novo com esse relacionamento?

Ou será que a possessividade e a insegurança estão falando mais alto e você não quer perder a sua “coisa”?

“Estou decidida, quero reconquistá-lo”

Após pensar bem você decidiu que realmente é isso que você quer – reconquistar o seu amor. Se você está resolvida, se prepare: pode não ser um objetivo fácil de atingir e, mesmo sem nenhuma garantia de que vai dar certo, será necessária uma boa carga de controle e autoconhecimento.

Como cada encontro é único, não existe uma fórmula para conseguir reatar uma relação. Ainda mais quando o que está em jogo é o final de um relacionamento, e cada um acaba por um ou por vários motivos específicos.

Então, não há como sugerir um passo a passo ou dizer qual a melhor maneira de você retomar o seu relacionamento. O principal a se fazer pode ser mesmo meditar muito sobre o porquê de retomar, se é isso mesmo que você quer, por que você quer e, sobretudo, perceber o que deu errado e se empenhar para consertar.

10 dicas para te ajudar a reconquistar seu amor

 

1. Reconquiste seu amor (próprio!)

Por mais cliché que esta sentença seja, a verdade é que você vai ser muito mais amável se amar a si própria. Claro, não se pode dizer que isso é uma coisa de simplesmente estalar os dedos e, de repente, ter uma super autoestima. Mas o fato é que é difícil ser atraído por uma pessoa sem o mínimo de confiança e que não se valorize. Conseguir se bastar sozinha é o seu primeiro desafio.

2. Chame para uma conversa

Resolver os problemas anteriores é essencial para qualquer tentativa de voltar com o relacionamento de forma saudável. “Se acreditar que há motivos reais para investir neste amor, é o momento de ser humilde e dialogar honestamente com o ex, sem apontar culpados, sem julgar atitudes e comportamentos. Ouça o que ele tem a dizer, quais os motivos que o levaram a terminar e se ele tem intenção de reatar”, indica a coach em relacionamentos Silvana Rangel.

3. Não implore

Se ele estiver de jogo duro, não vai adiantar nada implorar e rolar aos seus pés. Ele já abriu mão de você, então saber que você continua disponível provavelmente não vai fazê-lo querer se esforçar. Pode ser difícil segurar esse tipo de impulso em um encontro inesperado, por exemplo, mas você terá que realmente se controlar para evitar esses ímpetos.

4. Deixe-o sem notícias suas

Pode ser uma boa tática que vai gerar, no mínimo, uma curiosidade da parte dele de saber o que você anda fazendo que ele não tem conhecimento. Não se exponha muito nas redes sociais, não tente chamar a atenção – ele vai saber ou pelo menos desconfiar que você esteja fazendo isso por ele. Se ainda houver algum interesse da parte dele, a falta de informação das suas atividades certamente irá incomodá-lo.

5. Saiba se existe mesmo essa possibilidade

Não adianta se enganar que vai conseguir ou que ele quer se ele não dá o menor sinal disso. Sempre existe a possibilidade de ele estar disfarçando, mas confie na sua intuição apenas moderadamente. Se ele já está num novo romance ou algo parecido, provavelmente não é o melhor momento e talvez você tenha que ter sangue frio e ver se essa outra relação vai durar.

6. Acabe de vez com as situações que ele não gostava

Não vai adiantar muito tentar reconquistá-lo se comportando da mesma forma que o desagradava antes. Se você decidiu que quer reatar esse relacionamento, deve pensar que se ele não aceitava certas coisas antes, e foi capaz de terminar, nada o impedirá de desistir de novo. Então será necessária boa dose de paciência e tolerância, além da flexibilidade de aceitar mudar coisas em si mesma.

7. Identifique o que deu errado

Uma das atitudes mais difíceis é conseguir se afastar da situação de modo que você consiga visualizar os reais motivos dessa separação, onde esses motivos começaram e formas de resolvê-los. Buscar culpados, assim como insistir que o outro foi o responsável não vai resolver nada e o sofrimento só vai se estender sem que ninguém se entenda. Você terá que ser extremamente sincera consigo mesma e ter coragem de assumir seus defeitos além de aceitar os dele.

8. Não entre em contato com ele

Corte os vínculos com ele, ao menos por um tempo. Se vocês têm filhos, não os use de forma alguma para criar elos além do necessário entre vocês – ninguém dá amor por obrigação ou por chantagem. Você pode deixar claro para ele em algum momento que quer voltar com o relacionamento, mas apenas uma vez já é suficiente. Se ele gostou mesmo de você, não vai te esquecer tão cedo. É melhor que ele sinta sua falta e procure saber de você do que seja bombardeado com mensagens e telefonemas.

9. Viva a sua vida

Pessoas interessantes tem sua própria vida para cuidar ao invés de precisarem de outras para cumprir suas responsabilidades e metas. Quando vocês se conheceram eram indivíduos indiferentes a qualquer dependência do outro, e foi assim que se gostaram. Ele deve querer voltar com a pessoa que você é e não apenas pelo que criaram juntos.

10. Mantenha o controle

Você vai sentir ciúme, saudade, raiva e mais uma série de sentimentos loucos. Será necessário aprender a se controlar de uma forma intensa. Pode haver um dia em que você acorde querendo ligar para ele e explodir de uma vez! Um deslize desses pode colocar tudo a perder. Será necessário muito controle emocional para conseguir atingir o seu objetivo. Faça exercícios, ioga, meditação. Programe bem seu dia para não ter momentos ociosos que podem abrir espaço para pensamentos e atitudes erradas.

Mas todas essas dicas só servirão se você estiver se analisando constantemente. O processo de reconquista nada mais é que uma conquista que começa do zero, onde você tem a oportunidade de agir com mais maturidade, sabedoria e compreensão.

FONTEO Segredo Dos Homens
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS