Como reagir após o término?

O término de um relacionamento é um momento de muita confusão emocional.

Você pode ter terminado. Ele(a) pode ter terminado. Pode ter havido traição.

Pode ter acabado por ciúme, falta de atenção, falta de paciência, falta de cooperação e falta de amor, entre outros motivos.

O motivo não importa e sim as sensações que um término nos causa.  Muitas vezes nos sentimos culpadas. Sentimos como se tivéssemos fracassado. Como se não fossemos boas o suficiente.

Términos podem ocorrer de modo civilizado e tranquilo ou de modo muito tumultuado. Mas o importante é que saibamos que existem formas de amenizar nossos sentimentos em relação à isso.

Vou listar aqui algumas atitudes que me ajudaram muito:

– Primeiramente, se te der vontade de chorar, chore.

– Não tente evitar isso fingindo que está bem e querendo acelerar o processo da dor do fim. Viva isso. Você não é uma planta. É uma mulher incrível cheia de sentimentos. E acredite em mim, você não vai ter vontade de chorar pra sempre. É só uma fase.

-Passados os dias da tristeza então é hora de se olhar no espelho e estabelecer metas. Nova metas. Tirar projetos da gaveta. Criar novos objetivos. Anota quem você quer ser.

Término de relacionamento pode ser interpretado como um final triste ou como um começo de uma nova fase. Olha pra isso como um começo. Como uma oportunidade que tá aí na tua frente novinha em folha.

-Anote seus objetivos, e faz dessas anotações seu plano inicial e trabalha em cima disso. Por exemplo: “fazer aulas de dança”, “fazer um curso”, ou até mesmo “procurar outro emprego”, por quê não? Permita-se!

-Aprenda a sair sozinha. Isso é muito importante. Antes de chamar as amigas pra te consolar, tenta ir a algum lugar ou fazer algo que você sempre quis fazer e faça sozinha. Feiras, palestras, workshops são ótimas oportunidades para mudar de ambiente e interagir com pessoas diferentes. Algum filme que você quer ver está em cartaz? Se joga no cinema na sua própria companhia. Algum lugar que você gostaria de conhecer? Então essa é a oportunidade! Quando você sai do ambiente que estava acostumada e faz isso sozinha então você sabe que ninguém vai te socorrer e começa a olhar a situação numa perspectiva diferente, você sai da tua área de conforto e isso te faz crescer.

-Tenha um hobbie. Pode ser um esporte. Pode ser aprender a gostar de ler. Aprender a pintar. Fazer teatro. Participar de um coral. De um clube de carros. Clube de viagens. Enfim, são inúmeras as opções. Você tem toda a liberdade de escolher do que participar. O fato é que, fazer parte de um grupo onde várias pessoas tem os mesmos interesses que você, dá uma sensação tremenda de pertencimento. De fazer parte de algo. E isso faz um bem enorme. Ajude alguém. Existem várias formas de ajudar alguém que não é necessariamente doando dinheiro. Você pode doar seu tempo, que eu inclusive acredito ser mais precioso do que simplesmente fazer um depósito. Doações em dinheiro são muito importantes mas doação de tempo, de carinho, de atenção é algo que funciona quase como um remédio pra quem doa e para quem recebe. Existem muitas pessoas no mundo carentes de atenção e de afeto. Com certeza ter esse tipo de atitude vai te fazer enxergar teus problemas com uma atitude muito mais otimista.  Ao final desse processo que eu listei você vai poder notar algumas mudanças em você e na sua vida. Você terá sofrido durante o tempo necessário porque somos humanos e temos que viver todas as etapas da nossa vida de modo pleno. Inclusive para não haver pendências emocionais. Você terá definido metas e se comprometido com você mesma a cumpri-las. Terá conhecido vários lugares e pessoas novas e terá feito coisas que você queria mas nunca havia feito. Você terá um hobbie e um círculo social muito benéfico. Você terá contribuído de forma positiva na vida de alguém.

Ao final desse processo você será capaz de perceber que os términos fazem parte da vida.

E que ao final de cada ciclo, outro de inicia e que você é incrível e tem a capacidade de realizar muitas coisas que talvez jamais tenha imaginado. E na hora certa, um pessoa muito legal vai aparecer e você vai iniciar um novo ciclo certa de que não precisa de ninguém como muleta para ser feliz pois você mesma se basta.

Quem vier, que te transborde!

 

Escrito em Mensagens Todo Dia

COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS